sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Como se vive com câncer


A primeira coisa a entender é que cada caso da enfermidade é muito particular, e o paciente deve evitar comparações com outros doentes, mesmo quando o tumor é no mesmo órgão.

O diagnóstico e o período de tratamento de uma das doenças que mais assustam a população envolvem não só o próprio paciente, mas todos os familiares que o cercam. Conviver com o câncer pode provocar, em todos, uma mistura e uma alternância de sentimentos – medo, raiva, irritação, esperança, frustração. Palavra carregada de estigma, câncer se associa quase de imediato a intenso sofrimento e morte! Mas isso não é verdade! Não se pode
generalizar. 

Cada caso é um caso, com suas especificidades, mesmo quando se trata de um tumor no mesmo órgão. A mulher que se descobre com um câncer de ovário não deve se comparar com a amiga que também tratou um nódulo no mesmo órgão!
As histórias não se repetem, essa é uma doença muito heterogênea na sua biologia, na sua gênese, e isso faz com que as evoluções clínicas e as histórias sejam também diferentes. Os médicos tem que discutir com o paciente o quanto o câncer é uma doença individual, o quanto ela depende de diversos fatores para que se possa estabelecer uma linha de tratamento!

Pacientes se comportam de maneiras distintas quando enfermos. Há aqueles que não querem muitas informações sobre sua condição e elegem um familiar para tratar dos detalhes com a equipe médica, enquanto outros pesquisam intensamente, querendo absorver tudo o que há disponível sobre o assunto. Existem também os que confiam plenamente no médico e seguem à risca o que é prescrito, sem maiores discussões. É comum os doentes pensarem que a situação em que se encontram é muito pior do que ela é de fato e que tudo está perdido. Uma postura positiva do profissional de saúde é fundamental para encorajar e dar esperança.

Não se trata de enganar, de mentir, mas analisar o problema com realismo, mostrar que tem muitas coisas a serem feitas, independentemente da situação, e quais são os reais objetivos! Cabe ao médico ouvir as queixas. O paciente vai ver que pode se aliviar, que os tratamentos podem não ser tão penosos quanto ele pensa.

A necessidade de exames, aplicações de medicação e internações certamente vai afetar a rotina do paciente. O objetivo é tentar a cura e minimizar sequelas com os tratamentos menos tóxicos possíveis – às vezes, uma toxicidade maior cobra seu preço no início, mas se mostra benéfica mais adiante. A ideia é, dentro do possível, permitir que a pessoa mantenha seus afazeres e compromissos habituais, mas reavaliações são feitas à medida que o tratamento se desenrola. Provavelmente, haverá dias ou semanas em que será impossível sair de casa para trabalhar, por exemplo.
Temos a ideia de que somos insubstituíveis, que não podemos parar nunca. Situações de doença mostram claramente que somos substituíveis, que temos o direito de cuidar de nós mesmos e que precisamos delegar coisas para os outros. É um momento também de crescimento pessoal. O ser humano luta contra a onipotência e a arrogância, e a hora da doença é o momento de um exercício até de humildade, de entender os nossos limites!

Uma das maiores dificuldades para quem se descobre com câncer é lidar com as incertezas, pois ainda há muito por ser desvendado sobre a doença. Diversas decisões são tomadas sem que o especialista saiba de fato que desfecho vai encontrar. Há pacientes que respondem muito bem a uma terapia e outros não, muitas vezes devido a fatores ainda desconhecidos.

Ao mesmo tempo, cada vez a medicina se apropria mais das particularidades das dezenas de tipos de câncer, aprimorando tratamentos e ampliando o acesso a novas tecnologias.  Há enfermidades curáveis e não curáveis – estas passam, em muitos casos, a ser encaradas como uma doença crônica, sendo possível viver com elas. O câncer não é mais a sentença de morte de outros tempos.
A doença e mantida sob  controle, eventualmente modificando a medicação ao longo do caminho ou escolhendo outro tratamento. Hoje, com algumas drogas novas e procedimentos é possível curar algumas doenças que antes não eram consideradas curáveis!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...