terça-feira, 23 de junho de 2020

Acompanhantes de pacientes oncológicos

Acompanhantes de pacientes oncológicos. Quem são? O que fazem? Onde vivem? 
Olhando assim, parece até tema de Globo Repórter, mas bem que deveria ser matéria de horário nobre, tamanha a importância do assunto. 
O acompanhante domina a agenda de consultas e exames, o transporte e os deslocamentos, fica de olho na equipe de trabalho hospitalar, cuida das papeladas e burocracias, se engaja e estuda o caso de seu paciente, é porta-voz, e ainda por cima come se dá e descansa como pode num cantinho qualquer.
Quem é que se lembra de perguntar ao acompanhante:  "como é que VOCÊ está?" ou "quer que eu faça alguma coisa para VOCÊ hoje? " Quem dá colinho para o acompanhante abatido e muitas vezes desalentado com a situação do seu paciente, quando a rotina fica pesada demais? 
Pois é.... 
Quero expressar aqui todo o meu reconhecimento e gratidão a todos os acompanhantes de pacientes oncológicos!
Vocês são muito valorosos e preciosos e nós pacientes NUNCA vamos poder retribuir tamanha dedicação. 
Obrigada, de todo o coração!!

Um comentário:

  1. Olá Guerreira (e VENCEDORA*) N. B. V.:

    Aqui o Rodrigo; que nos comunicamos por volta de 2013 - como vai...
    Vejo que estás curada. Isso é mara mesmo.
    Sempre lembro da tua situação. Onde em 'cagaços' assim (e perdão os temos!) sempre nos damos conta e DEVEMOS TER + ATITUDES.
    Estava pensado até há poucos minutos de que se a ENCONTRASSE PESSOALMENTE LHE DARIA UM BAITA ABRAÇO (como muitas pessoas fariam também). Sei que outras já fizeram isso. Embora fiquem aqui mais uma mensagem de suporte.
    Pelos meus cálculos tens quase 60. Jovem até. Uma avó minha se foi por volta dessa idade (há mais de 40 anos). Só que NEM LIGAVA PARA A SAÚDE (a mãe dizia que "fazia 30 anos que não consultava médicos"). Onde eram outros tempos. No caso foi de ÚTERO.
    E vendo sua determinação SÓ SE VAI SE DESEJAR IR. Coisa que sei que a sua pessoa não quer.
    Caso não a 'veja' mais. Sucesso na vida e nos ensinamentos. Com incidentes do tipo DÁ AINDA MAIS VONTADE DE VIVER. Principalmente num mundo que piora cada vez mais.

    Boa semana,
    Rodrigo.

    * Vencedora no mínimo.

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...