terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Droga comum para diabetes pode tratar o cancro do ovário


ScienceDaily (03 de dezembro de 2012) - Pacientes diabéticos com câncer de ovário que tomaram a droga metformina para o diabetes tiveram uma taxa de sobrevivência melhor do que pacientes que não tomaram, é o que demonstrou um estudo liderado pela Mayo Clinic. Os resultados, publicados na revista Cancer , podem desempenhar um papel importante para os pesquisadores ao estudar o uso de medicamentos existentes para o tratamento de diferentes doenças.
A metformina é uma droga amplamente prescrita para tratar a diabetes, e outras pesquisas anteriores  mostraram sua promessa para outros tipos de câncer. O estudo liderado pela Mayo Clinic acrescenta o câncer de ovário para a lista.
Os pesquisadores compararam a sobrevivência de 61 pacientes com câncer de ovário que tomam metformina e 178 pacientes que não foram tratados com metformina. Sessenta e sete por cento dos pacientes que tomaram metformina foram sobrevivendo depois de cinco anos, em comparação com 47 por cento das pessoas que não tomaram a medicação. Quando os investigadores analisaram os fatores, tais como o índice de massa corporal do paciente, a gravidade do cancro, o tipo de quimioterapia e da qualidade da cirurgia, eles descobriram que os pacientes tratados com metformina foram quase quatro vezes mais propensos a sobreviver, em comparação com aqueles que não tomaram a medicação.
"Nosso estudo demonstrou melhora na sobrevida em mulheres com câncer de ovário que tomavam metformina", diz o co-autor Sanjeev Kumar, um oncologista/ ginecologista da Mayo Clinic. "Os resultados são encorajadores, mas como em qualquer estudo retrospectivo, muitos fatores não podem ser controlados por nós para dizer se há uma causa e efeito direto. Pelo contrário, esta é mais uma prova humana para um potencial efeito benéfico de uma droga comumente usada que é relativamente segura em humanos. Estes resultados devem dar um impulso para futuros testes clínicos em câncer de ovário. "
Os resultados podem abrir caminho para a utilização de metformina em grande escala e ensaios clínicos randomizados em câncer de ovário, dizem os pesquisadores. Dada a alta taxa de mortalidade do câncer de ovário, os pesquisadores dizem que há uma grande necessidade de se desenvolver novas terapias para o câncer de ovário. A metformina pode, potencialmente, ser uma destas opções.

Outros autores do estudo são Alexandra Meuter, MD, da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, Alemanha; Shailendra Giri, Ph.D., e Rattan Ramandeep, Ph.D., do Henry Ford Health System; Jeremy Chien, Ph.D., da Universidade de Kansas Medical Center; Thapa Prabin, MS; Langstraat Carrie, MD; Cliby William, MD, e Shridhar Viji, Ph.D. da Clínica Mayo.
Este trabalho foi financiado, no todo ou em parte, por Fred C. e B. Katherine Andersen.
http://www.mayoclinic.org/news2012-rst/7186.html


NÃO USE MEDICAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...