domingo, 2 de março de 2014

Animais Associados à Cura do Câncer em Humanos!


No dia 05 de março fará um ano que meu querido amiguinho se foi. Era uma calopsita de nome Baby, que esteve comigo nos piores momentos de minha vida! Durante o meu tratamento, em razão da baixa imunidade, os médicos me recomendaram a não ter contato com qualquer animal de estimação, mas contrariando tal recomendação, eu sempre estive com o Baby e ele comigo! Ele sempre estava no meu ombro, me fazendo companhia, cafunés e gracinhas, que me ajudaram, e muito, em minha recuperação! Ele já estava doentinho. Adoeceu antes que eu, mas esteve firme ao meu lado até eu terminar o meu tratamento! Agradeço demais a esse amado amiguinho que tanto me ajudou! Que Deus possa cuidar dele onde quer que ele esteja. Muita saudade...


Segue um texto que fala sobre a importância dos animais de estimação na recuperação de pacientes com câncer:

O câncer é uma doença que afeta milhões de pessoas atualmente e cada vez mais serão afetadas. Uma das principais causas do aparecimento dessa doença em seres humanos é o stress que a cada ano acomete mais pessoas, principalmente nas grandes cidades, onde a correria do dia a dia e as responsabilidades são ainda maiores. Além de toda falta de tempo, também tem o medo constante de assaltos e sequestros relâmpagos que deixam os moradores ainda mais apreensivos.
Além dos fatores emocionais também tem os genéticos, que são importantes, mas não são os principais responsáveis pela a maioria do aparecimento dos casos de câncer. Estudos comprovaram que pessoas que se relacionam com animais de estimação, principalmente cachorros, obtém uma melhora considerável da doença. Não que os cães tenham poderes curativos, mas o carinho e afeto que eles dedicam aos seus donos são de grande importância e age como coadjuvante no tratamento do câncer.
Além de excelentes companheiros os animais podem ser verdadeiros médicos. Desde o ano de 1997, os pacientes com os mais diversos tipos de doenças, inclusive câncer, tem tido a oportunidade de serem cuidados por animais terapeutas. A prática conhecida por Zooterapia foi introduzida pela médica veterinária Hannellore Fuchs e tem mostrado excelentes resultados. Os pets auxiliam os pacientes a produzirem mais dopamina, que é responsável por estimular o sistema nervoso central e também aumentam os níveis de endorfina no organismo que age diretamente no sistema de defesa do organismo, o que fortalece a saúde geral melhorando a reação do organismo contra as doenças.
Além de possuírem os animais de estimação em casa, eles também são introduzidos a visitas em hospitais a pacientes que, por indicação medica, podem receber o carinho e alegria que eles transmitem. Os seus efeitos podem ser positivos, mas é preciso respeitar se as pessoas querem interagir com os animais, facilitando a socialização, criatividade, autoestima e sensação de bem estar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...