terça-feira, 30 de outubro de 2012

Não tente ser um super-herói...

Fiquei afastada do trabalho por 10 meses e, como já tinham passado 2 meses desde a última quimio, eu resolvi voltar. Logo no primeiro dia senti os meus pés incharem, dor e dormência nas pernas e pés, os intensos fogachos e outros sintomas desagradáveis, sequelas das cirurgias e das quimioterapias. Também percebi que eu estava bastante sensível psicologicamente! A jornada de 8 horas diárias e o ritmo do trabalho passaram a ser pesados para mim e o meu corpo começou a dar sinais de cansaço, além de eu passar a sentir muita tontura. 
Trabalhei quase o mês de outubro inteiro e hoje estive em consulta médica com a minha oncologista, onde, após relatar a minha condição física para desempenho do trabalho, ela decidiu afastar-me por mais 3 meses.
O nosso corpo sabe qual é o nosso limite e devemos SEMPRE estar atentos aos sinais que ele nos emite quando algo não vai bem (dor, sudorese, tremor, fraqueza, tontura, perda do viço da pele, visão turva, queda de cabelos, unhas fracas, etc, etc). Após ter adoecido, passei a respeitar melhor o meu corpo, bem como, passei a ser mais perceptível aos sinais emitidos por ele, indicando algum problema. Não adianta eu querer ser a mulher maravilha e tentar trabalhar com o mesmo vigor que eu tinha antes de adoecer, ou de viver a minha vida frenética como em outrora! O meu corpo passou por quatro cirurgias, 8 sessões de quimioterapia, estresse, noites mal dormidas, dores, ou seja, foi agredido ao extremo durante os últimos meses! Não posso exigir dele o mesmo desempenho, devo respeitá-lo e dar a ele o tempo necessário para a sua recuperação.
Devemos cuidar bem do nosso corpo pois ele é o templo de Deus: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”.  I Coríntios 6.16
Pura verdade, pena que descobri isso um pouco tarde demais! Para vocês que leem o meu blog ainda há tempo de mudar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...