sábado, 7 de julho de 2018

Psicossomática: o corpo fala!

Fui diagnosticada com um câncer de ovário em estágio avançado em 2011 e, desde então, tive recidiva 2 vezes: em 2015 e novamente em 2018.
Tenho plena convicção que questões emocionais, principalmente traumas de infância,  foram um gatilho para esse câncer, mas me pergunto o porquê desse círculo vicioso...será que persiste em minha vida o conflito que desencadeou tudo isso ou será meramente uma questão genética?
Essa questão é um dos meus devaneios...
Alguns estudiosos costumam dizer que um dos maiores influenciadores do câncer seja a auto-culpa! Uma hipótese: culpar-se por tudo e todos! Pensando bem, sou mesmo assim...
Dizem que, entre o processo cancerígeno, traumas relacionados a culpa ou mágoas profundas vão dominando toda a estrutura psíquica e assim a pessoa acaba entrando em um processo auto-destrutivo! O local onde os tumores surgiram, também pode nos falar mais sobre o trauma! Ovários: capacidade, no sentido amplo, de criar, um filho ou idéias!
Bom, talvez eu nunca venha a ter qualquer resposta...
Ao menos já sei que não devo sentir -me culpada por tudo...o auto perdão já é um grande passo!


4 comentários:

  1. Nanci, torço demais pra sua recuperação. Passei a acompanhar o blog há alguns dias e digo uma coisa, Ô MULHER ARRETADA E FORTE. Esse vai ser apenas mais um dos obstáculo que vc já passou e vai da tudo certo. Um abracão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela torcida!
      Não sou tão forte assim não...rsrsrs
      Um abração.

      Excluir
  2. Nanci, fico muito feliz que você já tenha se recuperado o suficiente para postar!
    Olha, eu não gosto dessa visão de que o câncer teria origem psicossomática. Isso faz com que muitas pessoas praticamente "culpem" o paciente pela doença. A pessoa já está chocada com o diagnóstico e temerosa pelo tratamento, e vem uma criatura tascando Louise Hay nela, como se dissesse "não reclame, que você que atraiu a doença".
    Concordo que a postura da pessoa diante da vida influencia tudo, e vai influenciar também na saúde e na maneira como ela se recupera de doenças. Assim, a parte psicossomática até pode desencadear o desenvolvimento de doenças que já estavam latentes, mas pode tanto ser câncer como gripe, pneumonia, insuficiência renal, problemas cardíacos e várias outras coisas que já estavam lá e só precisavam de um gatilho. Mas não acho que seja causa de qualquer doença, e muito menos a única causa do câncer. Se fosse assim, animais não teriam câncer, já que não cultivam esses sentimentos complexos de culpa e mágoa. E gente amargurada, ressentida e enrustida sempre desenvolveria câncer, o que não é regra.
    Meu pai era um cara maravilhoso e evoluído. Ensinava a todos, por atos e não por palavras, a perdoar e compreender os outros. Morreu de câncer de próstata. Minha mãe era uma pessoa generosa e solidária, de quem todos gostavam muito, mas teve uma vida sofrida e cultivava certas mágoas. Teve câncer de mama avançado, depois de útero e morreu há dois anos de insuficiência renal sem nenhuma relação com câncer.
    E eu, que sempre tive o botão do "fo..-se" emperrado e não esqueço mas não guardo mágoas, vivo empelotada. Até agora tudo benigno, mas já tive bolotas suspeitas de câncer em mama, útero e ovário. Já operei mamas, tirei útero e há dois anos tirei os ovários que estavam com cistos (um de 7 cm e um de 30 CENTÍMETROS, pesando 5 kg). Tudo benigno, graças a Deus.
    Eu tinha certeza de que esses últimos eram benignos, o médico também, mas você acredita que mesmo assim várias pessoas conhecidas já me olhavam com um certo pesar e já me mandaram ler Louise Hay? Eu gosto dela, mas tô garrando ódio.
    Estou torcendo muito para que você se recupere totalmente o mais depressa possível e que aproveite muito a vida! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, tudo bem?
      Desculpe a demora para responder.
      Penso como vc, que questões emocionais possam desencadear qq tipo de doença, não somente o câncer. Se a pessoa tiver algo latente, uma tristeza profunda baixa a imunidade e puft, uma ótima oportunidade para a coisa se manifestar...
      Dizem que os animais são muito dos seus donos e assimilam seus medos, ansiedades, tristezas...
      São só devaneios...
      Beijos

      Excluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...