quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Exame de sangue em estudo pode detectar câncer em estágio inicial


Teste identifica rastros do código genético de vários tipos de tumores. Biópsia líquida deve estar disponível aos pacientes no prazo de 2 a 5 anos.
Um dos centros de pesquisas médicas mais importantes do mundo anunciou nesta quarta-feira (16) o desenvolvimento de um exame de sangue que pode descobrir o câncer bem no começo.
Quando se trata de câncer, que mata mais de oito milhões de pessoas no mundo todos os anos, os médicos têm um desafio em comum: como detectar a doença antes de o paciente apresentar sintomas? Os exames atuais, muitas vezes, não conseguem identificar tumores em estágios iniciais.
Só que isso está para mudar. Os pesquisadores transformaram um simples exame de sangue em uma nova forma de fazer diagnóstico. Tumores, mesmo nos estágios iniciais, liberam partículas de DNA no sangue. Agora, essas pistas genéticas estão sendo identificadas com alta precisão.
O doutor Alessandro Leal foi oncologista no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulox, e agora faz parte da equipe do Hospital Johns Hopkins, um dos mais importantes do mundo. Ele participou da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16), que conseguiu melhorar e acelerar o relógio do diagnóstico do câncer.
“Nós temos uma precisão de quase 100% em dizer que essa alteração vem de uma célula tumoral”.
Os pesquisadores conseguiram criar um método minimamente invasivo, que identifica rastros do código genético de vários tipos de tumores no sangue.
“Nós utilizamos informação de DNA de 200 pacientes com tumores de mama, ovário, intestino e pulmão. São cânceres extremamente frequentes na população e, quando diagnosticados em fase avançada, a chance de cura é praticamente zero”, conta Alessandro Leal.
Ao detectar o câncer em estágio inicial, a chamada biópsia líquida pode aumentar as chances de cura e sobrevida. Segundos os pesquisadores, o novo exame deve estar disponível para pacientes em um prazo de dois a cinco anos.

2 comentários:

  1. Bom dia !!! Sou mãe de paciente CA, que esta sendo tratada e e acompanhada como câncer de ovário, pois trata-se de um câncer raro denominado câncer embrionário wolfariano, gostei muito desta reportagem pois será muito importante para o acompanhamento se conseguirmos um marcador tumoral, pois todos os existente se mostraram incapaz de detectar, sendo seu monitoramento feito somente por imagem, pois os de sangue sempre dão como normal. A todos paz e bem. Saleti

    ResponderExcluir
  2. Como esta falando sobre exames de detecção, você viu sobre um aparelho, MasSpec Pen, parece uma espécie de caneta que analisa os tecidos e, em 10 segundos, dá um diagnóstico com 96% de precisão? Estou pesquisando sobre essa história pra ver se coloco pras leitoras do nosso site.

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...