quinta-feira, 30 de março de 2017

A quimioterapia para o cancro do ovário


Quimioterapia é o uso de drogas para tratar o câncer. Mais vulgarmente, a quimioterapia é um tratamento sistémico (drogas são administradas de modo a que entram na corrente sanguínea e alcançar todas as áreas do corpo). A quimioterapia sistémica pode ser utilizada em cancros que metastizaram (ter espalhado). Na maioria dos casos, em drogas de quimioterapia sistémica injectado numa veia (IV) ou por via oral utilizado. Para alguns casos de cancro do ovário, quimioterapia também pode ser injectada através de um cateter (tubo fino) directamente para dentro da cavidade abdominal. Isso é chamado de quimioterapia intraperitoneal (IP). Os fármacos que são administrados desta maneira são também absorvidos pela corrente sanguínea, de modo a quimioterapia IP é também um tipo de quimioterapia sistémica. Esta questão é discutida com mais detalhes mais adiante nesta seção.

A quimioterapia para o cancro do ovário epitelial

Na maioria das vezes, a quimioterapia para o cancro do ovário é uma combinação de dois ou mais fármacos administrados por via intravenosa a cada três a quatro semanas. A combinação de drogas parece ser mais eficaz no tratamento inicial de cancro do ovário do que a administração de apenas um medicamento.

O método convencional é a combinação de um composto de platina, tais como cisplatina ou carboplatina e um taxano tal como o paclitaxel (Taxol ® ) ou docetaxel (Taxotere ® ). Para a quimioterapia para ser administrado intravenosamente, a maioria dos médicos favorecer carboplatina sobre cisplatina e causa menos efeitos secundários e é igualmente eficaz.

O tratamento de quimioterapia tipicamente com cancro epitelial do ovário envolve três a seis ciclos. Um ciclo é um programa de doses regulares de um fármaco, seguido por um período de descanso. Ciclos de variar com diferentes drogas; O seu médico irá dizer ao programa que foi planejado para a quimioterapia.

câncer epitelial de ovário, muitas vezes encolhe ou mesmo parece desaparecer com a quimioterapia, mas, eventualmente, as células cancerosas podem começar a crescer novamente. Se a primeira quimioterapia parecia estar a trabalhar e câncer desapareceu por um longo período (pelo menos 6 a 12 meses), você pode ser tratada com ciclos adicionais da mesma quimioterapia que foi usada pela primeira vez. Em alguns casos, você pode usar diferentes medicamentos. Algumas outras drogas de quimioterapia que são úteis no tratamento de cancro do ovário incluem:

Paclitaxel à base de albumina (nab-paclitaxel, Abraxane ® ).
Altretamina (Hexalen ® ).
Capecitabina (Xeloda ® )
A ciclofosfamida (Cytoxan ® )
Etoposido (VP-16)
Gemcitabina (Gemzar ® )
Ifosfamida (Ifex ® )
O irinotecano (CPT-11, Camptosar ® ).
Doxorrubicina lipossomal (Doxil ® )
Melfalano.
Pemetrexed (Alimta ® )
topotecano
A vinorelbina (Navelbine ® )

Diferentes combinações de fármacos utilizados para tratar tumores de células germinais são descritos abaixo na secção " Tratamento de tumores de células germinais do ovário ".

As drogas quimioterápicas matar células cancerosas, mas também danificar algumas células normais. Portanto, o seu médico deve ser dada atenção para evitar ou minimizar os efeitos colaterais, que dependem do tipo de droga, a quantidade ea duração do tratamento.

efeitos colaterais temporários e comuns incluem:

Náuseas e vómitos
Perda de apetite
Queda de cabelo
Irritações mão e pé.
úlceras na boca
Porque a quimioterapia pode danificar as células formadoras de sangue de medula óssea, os pacientes podem ter níveis baixos de células sanguíneas. Isso pode resultar:

Maior chance de infecção (causada por uma escassez de glóbulos brancos).
Sangramento ou hematomas após cortes ou ferimentos leves (causada por uma escassez de plaquetas).
Fadiga (causado pela baixa de glóbulos vermelhos).
A maioria dos efeitos colaterais desaparecem quando o tratamento é interrompido. O cabelo vai crescer de volta após o término do tratamento, embora ele pode parecer diferente ao anterior um . Não são remédios para muitos dos efeitos colaterais da quimioterapia. Por exemplo, você pode administrar medicamentos para a prevenção e tratamento de náuseas e vómitos. Para mais informações sobre a quimioterapia e seus efeitos colaterais, consulte o nosso documento intitulado A quimioterapia Guia .

Algumas drogas da quimioterapia pode causar longa - efeitos colaterais prazo ou mesmo permanente. Por exemplo, a cisplatina pode causar danos nos rins. Para ajudar a evitar isso, muitos médicos administrar fluidos intravenosos antes e depois de tomar este medicamento. Tanto a cisplatina e o taxano pode causar danos nos nervos ( neuropatia ). Isso pode causar problemas com formigamento, dormência ou dor nas mãos e pés. Em adição, a cisplatina pode causar danos nos nervos do ouvido, o que pode causar a perda de audição ( ototoxicidade ). Em adição, outros medicamentos podem causar outros efeitos colaterais. Portanto, pergunte ao seu médico quais os efeitos secundários que esperar das drogas que você estará recebendo. A maioria dos efeitos colaterais melhorar uma vez que o fim do tratamento, embora alguns possam durar um longo tempo e talvez nunca vão embora completamente.

Além disso, a quimioterapia pode causar menopausa prematura e infertilidade (incapacidade para engravidar), que pode ser permanente. Este é um problema raro no tratamento de cancro epitelial do ovário, porque a maioria das mulheres têm ambos os ovários removidos como parte do tratamento.

Raramente, algumas drogas podem danificar permanentemente a medula óssea. Isto pode causar, subsequentemente, um cancro de medula óssea, tais como a síndrome mielodisplásica ou leucemia mielóide aguda. Isso é chamado de cancro secundário. Sua equipe de tratamento do câncer sabe que as drogas podem causar esses problemas e falar com você sobre essa possibilidade. Os potenciais benefícios que estes medicamentos oferecem para tratar o câncer de ovário compensar a pequena chance de que qualquer uma dessas outras causas de câncer.

quimioterapia intraperitoneal

Na quimioterapia intraperitoneal para o cancro do ovário, a administração da droga com paclitaxel por via intravenosa (IV), cisplatina e paclitaxel drogas na cavidade abdominal através de um cateter (tubo fino) é injectado. O tubo pode ser colocado durante a cirurgia que é feito para determinar o estádio do cancro ou cirurgia debulking, mas, por vezes, que é colocado numa data posterior. Se feito em uma data posterior, um cirurgião pode colocar usando laparoscopia, radiologista intervencionista ou um sob orientação radiográfica. Tipicamente, o cateter está ligado a uma porta , um disco do tamanho de um meio dólar coberto com um diafragma flexível. A porta é colocada sob a pele contra uma estrutura óssea da parede abdominal, tal como uma nervura ou osso pélvico. É possível colocar uma agulha através da pele e a porta de administrar a quimioterapia e outras drogas. Eventualmente, você pode raramente ocorrem com os problemas do cateter, uma vez que pode cobrir, infectar ou danificar o intestino.

Quando a administração de quimioterapia, desta forma, a droga mais concentrada para células cancerosas na dose cavidade abdominal é entregue. Esta quimioterapia também é absorvido pela corrente sanguínea e pode atingir células de cancro do lado de fora da cavidade abdominal. quimioterapia intraperitoneal funciona bem, mas os efeitos colaterais são muitas vezes mais grave do que com a quimioterapia regular. Em estudos envolvendo mulheres com cancro avançado do ovário, os que recebem quimioterapia intraperitoneal tinham dor mais abdominal, náusea, vómitos, e outros efeitos colaterais em comparação com as mulheres que receberam quimioterapia por via intravenosa. Os efeitos colaterais realmente fazer algumas mulheres interromper o tratamento antes da conclusão. No entanto, as mulheres que receberam quimioterapia intraperitoneal viveram mais tempo do que as mulheres que receberam quimioterapia regular.

Actualmente, apenas intraperitoneal quimioterapia é administrado algumas mulheres com cancro do ovário que se espalhou no abdómen. Só que ele estudou em mulheres cujo câncer não se espalhou para fora do abdômen (Fase III) e eles tinham tumores maiores que 1 cm após a cirurgia (debulking ideal). Além disso, porque pode ser tão tóxico, a função renal de mulheres tem que ser normal e precisa estar em boa saúde, para que seu médico está disposto a tratar quimioterapia intraperitoneal. Nem pode apresentar muitas aderências ou tecido cicatricial no interior do abdómen, como esta quimioterapia pode impedir espalhar bem.

tumores de células germinativas

Muitas vezes, os pacientes com cancro das células germinativas necessitar de tratamento com uma combinação de quimioterapia. A combinação usada mais frequentemente chamado de PEB (ou MPA), incluindo drogas de quimioterapia cisplatina (Platinol), etoposido, e bleomicina. Disgerminomas normalmente são muito sensíveis à quimioterapia, e, por vezes, podem ser tratados com carboplatina menos tóxico e etoposido. Eles podem usar outras combinações de drogas se o cancro não responde ao tratamento ou para tratar o câncer que retornou (voltar). Estes incluem:

NOTA: o paclitaxel (Taxol), ifosfamida e cisplatina
VeIP vinblastina, ifosfamida e cisplatina.
VIP: etoposido (VP-16), ifosfamida e cisplatina.
A quimioterapia para tumores de células germinativas causar alguns dos mesmos riscos e efeitos colaterais do que a quimioterapia para o cancro do ovário efeitos epiteliais. Estes incluem:

Náuseas e vómitos
Perda de apetite
Queda de cabelo
Maior chance de infecção (causada por uma escassez de glóbulos brancos).
Sangramento ou hematomas após cortes ou ferimentos leves (causada por uma escassez de plaquetas).
Fadiga (causado pela baixa de glóbulos vermelhos).
Outros efeitos secundários incluem danos possíveis rim causado pela cisplatina. Para ajudar a evitar isso, muitos médicos administrar fluidos intravenosos antes e depois de tomar este medicamento. Tanto a cisplatina e o taxano pode causar danos nos nervos ( neuropatia ). Isso pode causar problemas com formigamento, dormência ou dor nas mãos e pés. Em adição, a cisplatina pode causar danos nos nervos do ouvido, o que pode causar a perda de audição ( ototoxicidade ). Raramente, bleomicina pode causar danos nos pulmões, de modo que os médicos podem encomendar testes de função pulmonar antes de usar este medicamento. Ifosfamida pode causar cistite hemorrágica (irritação e hemorragia do revestimento da bexiga). Normalmente, isto pode ser evitado pela administração de mesna a droga com ifosfamida.

Além disso, outros efeitos secundários, dependendo das drogas utilizadas podem ocorrer. Portanto, pergunte ao seu médico quais os efeitos secundários que esperar das drogas que você estará recebendo.

A maioria dos efeitos colaterais melhorar uma vez que o fim do tratamento, embora alguns possam durar um longo tempo e talvez nunca vão embora completamente.

Além disso, a quimioterapia pode causar menopausa prematura e infertilidade (incapacidade para engravidar), que pode ser permanente. Esta pode ser uma preocupação especial para as mulheres jovens tratados por tumores de células germinativas.

Raramente, algumas drogas podem danificar permanentemente a medula óssea. Isto pode causar, subsequentemente, um cancro de medula óssea, tais como a síndrome mielodisplásica ou leucemia mielóide aguda. Isso é chamado de cancro secundário. Sua equipe de tratamento do câncer sabe que as drogas podem causar esses problemas e falar com você sobre essa possibilidade.

tumores do estroma

tumores do estroma do ovário não são muitas vezes tratados com quimioterapia. No entanto, quando usado este tratamento é utilizado mais frequentemente a combinação de carboplatina com paclitaxel ou PEB (cisplatina / cisplatina, etoposido, e bleomicina).

A quimioterapia para tumores de células do estroma causar alguns dos mesmos riscos e efeitos colaterais do que a quimioterapia para o cancro do ovário efeitos epiteliais. Entre estes inclui:

Náuseas e vómitos
Perda de apetite
Queda de cabelo
Maior chance de infecção (causada por uma escassez de glóbulos brancos).
Sangramento ou hematomas após cortes ou ferimentos leves (causada por uma escassez de plaquetas).
Fadiga (causado pela baixa de glóbulos vermelhos).
Outros efeitos secundários incluem danos possíveis rim causado pela cisplatina. Para ajudar a evitar isso, muitos médicos administrar fluidos intravenosos antes e depois de tomar este medicamento. Tanto a cisplatina e o taxano pode causar danos nos nervos ( neuropatia ). Isso pode causar problemas com formigamento, dormência ou dor nas mãos e pés. Em adição, a cisplatina pode causar danos nos nervos do ouvido, o que pode causar a perda de audição ( ototoxicidade ). Raramente, bleomicina pode causar danos nos pulmões, de modo que os médicos podem encomendar testes de função pulmonar antes de usar este medicamento. Ifosfamida pode causar cistite hemorrágica (irritação e hemorragia do revestimento da bexiga). Normalmente, isto pode ser evitado pela administração de mesna a droga com ifosfamida.

Além disso, outros efeitos secundários, dependendo das drogas utilizadas podem ocorrer. Portanto, pergunte ao seu médico quais os efeitos secundários que esperar das drogas que você estará recebendo.

A maioria dos efeitos colaterais melhorar uma vez que o fim do tratamento, embora alguns possam durar um longo tempo e talvez nunca vão embora completamente.

Além disso, a quimioterapia pode causar menopausa prematura e infertilidade (incapacidade para engravidar), que pode ser permanente.

Raramente, algumas drogas podem danificar permanentemente a medula óssea. Isto pode causar, subsequentemente, um cancro de medula óssea, tais como a síndrome mielodisplásica ou leucemia mielóide aguda. Isso é chamado de cancro secundário. Sua equipe de tratamento do câncer sabe que as drogas podem causar esses problemas e falar com você sobre essa possibilidade.

Para mais informações sobre a quimioterapia e seus efeitos colaterais, consulte o nosso documento intitulado A quimioterapia Guia .

Escrito por:  Equipe de editores e equipe de editores médicos da American Cancer Society

2 comentários:

  1. Nancy, boa tarde. Minha irmã foi diagnosticada com câncer de ovário. Fez histerectomia dia 21/03. Ontem saiu o resultado da biópsia: estadiamento T3a. Foi encaminhada para a quimioterapia. Estamos muito receosos. Ler seu blog me dá muita esperança. Deus te abençoe. Vc é uma iluminada. Reze por minha irmã. Grande abraço. Maria

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...