quarta-feira, 27 de abril de 2016

A quimio é como uma bala de canhão! Derruba....

Hoje, durante a minha quarta químio, alguém me mandou uma msg  dizendo: Nanci,  quimioterápicos são umas "balas de canhão", pois realmente derrubam.  Destroem o câncer, mas levam um bocado de outras células junto.

O importante é manter-se forte mentalmente e, tanto quanto possível, fisicamente para que o corpo recupere o que "é bom" e "jogue fora" o ruim.

De fato, ela tem toda a razão  e, para quem nunca passou por um câncer, soube definir direitinho o que é passar por uma quimioterapia.

Agora, só restam mais  duas QT's. Só peço a Deus para que manere nas reações dessa vez, pois me sinto cada vez mais fraca e abatida, mas não menos confiante!

11 comentários:

  1. O importante é que vai dar tudo certo.Deus vai prover que as reações serão mínimas

    ResponderExcluir
  2. Rejane Bom birkman4 de maio de 2016 às 17:22

    Ola Nanci, torço muito por vc! Estou muito triste pois perdi minha mae, ha tres dias, em 2014 começou com dores nas costas, barriga inchada e dor do lado direito, foi a varios medicos que diziam ser probl de coluna, fez fisiot, nisso se passaram uns 4 meses, qdo fez um ultrasson e depois uma tomo, foi encaminhada para o oncolog de urgencia, fez a cirurgia tirou ovarios, utero e parte do reto, o medico disse que foi um ca de origem no ovario, depois fez varias quimio, no ano passado fez o pet scan que deu no figado e alguns pontinhos no peritoneo, mas o medico disse que estava controlado, ele pensou em fazer uma cirurgia para arrumar uma hernia, que ela teve por conta da cirurgia e ia tambem na hora por a quimio na doença, mas o medico desistiu e resolveu fazer mais quimio, este ano tinha parado em fever com a quimio para operar a hernia e ter uma qualidade de vida melhor, fez tomo ha uns 30 dias e os medicos ficaram otimistas, pois deu um pouco da doença nofigado e no peritonio tinha diminuido, de repente comecou a sentir dores fortes e barriga aumentou, o medico disse que iria operar de urgencia para arrumar a hernia, qdo abriu , fechou de novo era o tumor que tinha pego todo o abdomen...ai nao me conformo, minha mae tao nova 63 , ativa. Fico pensando se devia ter levado ela fazer tratamento em outro lugar , pois ela fez tratam aqui mesmo na cidade dela bragança pta, fico me culpando. Desculpe o desabafo. Ah minha mae fazia exames de ultra, papanicol todo ano. Bjsssss


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rejane,
      Obrigada pela torcida.
      Lamento muito pela sua mãe. Não se culpe, pois tenho certeza que tanto vc quanto os médicos fizeram o melhor que puderam. O problema é que que esse câncer sempre é diagnosticado em estágio avançado e que nem sempre responde bem aos tratamentos disponíveis. Ultrasson e papanicolau não são capazes de diagnosticar ca de ovário. Não existe ainda um exame eficaz para detecção precoce.
      Aconselho vc fazer o exame genético BRCA1 e BRCA2 para ver se tem alguma predisposição a ter essa doença no futuro.
      Que Deus conforte o seu coração.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá, Nanci!

    Espero que você esteja se sentindo melhor. Queria encontrar palavras para te animar, mas na falta delas saiba que estou mandando energia positiva para você!

    Um abraço forte,
    Caroline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline,
      Saiba que toda energia positiva será sempre muito bem vinda!
      Obrigada.
      Abraços.
      Nan

      Excluir
    2. Caroline,
      Saiba que toda energia positiva será sempre muito bem vinda!
      Obrigada.
      Abraços.
      Nan

      Excluir
  4. Boa noite. Estou lendo o blog, pois estou com suspeita de ca de ovário. Estou aguardando a cirurgia para retirada do "cisto" e realização da biopsia.
    Tenha força e fé em Deus e tudo ficará bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitora,
      S você também, muita força e fé em Deus. Tudo dará certo!
      Abraços.

      Excluir
    2. Olá leitora,
      S você também, muita força e fé em Deus. Tudo dará certo!
      Abraços.

      Excluir
  5. Oi estou muito triste minha mae foi diagnosticada com ca de ovario e a dois. Meses ela fez a cirugía pra retira tudo. Mas ta na espera pra fazer a quimio e o tempo ta passando estou muito preoculpada pois o cancer que ele tem ta em estado avancado gente demora muito pra chama? ela nao tem plano estamos dependendo do sus.bjos

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...