terça-feira, 1 de março de 2016

Porque podem ocorrer efeitos colaterais com a quimioterapia?

Queridos leitores,
Agora que os efeitos colaterais da quimio deram uma trégua, passei por aqui para escrever a respeito. No meu caso, costumo sentir muito enjôo e dor nos ossos e articulações...costumam ocorrer no segundo ou terceiro dia pós-quimio e costuma durar uns cinco dias...Segue um texto que achei no site do Hospital de Barretos:

Como a quimioterapia é um tratamento destinado a eliminar células de rápido crescimento, ela também acaba afetando células saudáveis. Entre essas células, estão aquelas responsáveis pelas ações no trato digestivo, no sangue e as células que fazem o cabelo crescer. Como reação, a quimioterapia pode acabar gerando queda de cabelo, ferida nas bocas, perda de cabelo, náusea, dores e vomito.

Como são os efeitos colaterais da quimioterapia?

Quem realiza a quimioterapia pode passar por muitos efeitos colaterais, alguns ou nenhum – tudo depende da quantidade de quimioterápicos e como seu corpo reage ao tratamento. Antes de você começar a quimioterapia, converse com sua equipe médica sobre esses efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais também costumam a durar de acordo com o tipo de quimioterapia que você recebe. Muitos efeitos colaterais acabam junto com o ciclo da quimioterapia, mas em alguns casos, podem levar meses ou até anos, para encerrar.

Alguns tipos de quimioterapias podem causar efeitos colaterais permanentes a seu corpo, podendo causar problemas ao seu coração, ao fígado, pulmões, nervos e até os órgãos reprodutivos. Alguns tipos de quimioterapia podem até gerar algum segundo tipo de câncer, anos depois. Sempre pergunte ao seu médico qual a chance de ter um efeito colateral como esse.

O que é possível fazer em relação a esses efeitos colaterais?

Há uma série de formas de prevenir ou ajudar a tratar os efeitos da quimioterapia após cada sessão. Sempre converse com seu médico ou enfermeira para saber quais efeitos esperar, o que fazer e mantenha sempre a equipe médica informada. Seguem alguns dos efeitos colaterais da quimioterapia:

6 comentários:

  1. Nanci tem gente que não conhecemos e que admiramos. Você nem sabe mas me ajudou. Força vai correr tudo bem. É mais uma batalha. Mariana. Salvador /Ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,

      Muito obrigada...Saiba que vcs leitores é que me incentivam a continuar escrevendo e compartilhando...
      Bjs

      Excluir
  2. Olá. Eu por acaso encontrei o seu blog aqui e me interessei,pois minha mãe foi detectada com Câncer de ovário e tem sofrido demais! Não puderam operá-la. Ela terá que fazer sessões de quimioterapia antes e estamos aguardando o resultado da biopsia. Só que ela está com um inchaço na barriga devido a uma água que dá e não consegue se alimentar. Sente náuseas e vomita todo dia. Está muito fraca,desnutrida e debilitada. Temo que não consiga suportar a quimio...Estou com muito medo! O que você acha?

    ResponderExcluir
  3. Olá. Eu por acaso encontrei o seu blog aqui e me interessei,pois minha mãe foi detectada com Câncer de ovário e tem sofrido demais! Não puderam operá-la. Ela terá que fazer sessões de quimioterapia antes e estamos aguardando o resultado da biopsia. Só que ela está com um inchaço na barriga devido a uma água que dá e não consegue se alimentar. Sente náuseas e vomita todo dia. Está muito fraca,desnutrida e debilitada. Temo que não consiga suportar a quimio...Estou com muito medo! O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitora,
      A tendência, com as quimios é que essa ascite reduza bastante. Mas se o incômodo for muito grande, verifique com o médico s possibilidade de poder efetuar a retirada do líquido.
      Boa sorte e fiquem com Deus.
      Abraços.

      Excluir
    2. Olá leitora,
      A tendência, com as quimios é que essa ascite reduza bastante. Mas se o incômodo for muito grande, verifique com o médico s possibilidade de poder efetuar a retirada do líquido.
      Boa sorte e fiquem com Deus.
      Abraços.

      Excluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...