domingo, 6 de dezembro de 2015

Metástase é uma complicação do câncer de ovário

O câncer de ovário é conhecido também como “inimigo silencioso”, isso porque seu diagnóstico muitas vezes é tardio devido a doença não apresentar sintomas específicos. No início podem haver alterações hormonais, mas com o passar do tempo, o crescimento do tumor é notado pelo volume abdominal, desconforto, etc.

A pior complicação do câncer de ovário é a metástase. Por conta da demora no diagnóstico, por ser uma doença pouco sintomática no estágio mais precoce, muitas vezes quando o tumor é encontrado, já está em estágios mais avançados.

O que é metástase e quais os níveis de estadiamento do câncer de ovário?
A metástase é a dispersão do câncer de um órgão para outros, quando as células cancerígenas vão do tumor primário para a corrente sanguínea ou para o sistema linfático, se alojando e desenvolvendo um novo tumor em outros órgãos.

O estadiamento do câncer de ovário, meio de classificar o grau de extensão do tumor, é feito com base no que é encontrado na cirurgia de ressecção do ovário, a não ser que estejam presentes metástases à distância (espalhando para outros órgãos), quando são observadas em exames de imagem.

Estádio I – Tumor restrito aos ovários.
Estádio II – Tumor limitado à pelve.
Estádio III – Tumor que se estende para o peritôneo além da pelve ou apresenta metástases em linfonodos.
Estádio IV – Metástase à distância.

Qual o tratamento para o câncer de ovário metastático?
Geralmente quando ocorre a metástase o câncer pode ser tratado com quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal, biológica, cirurgia, criocirurgia (método cirúrgico que utiliza gases em baixas temperaturas), ou uma combinação destes tratamentos. Isso vai depender do tipo de câncer, das condições de saúde do paciente, tipos de tratamento pelos quais já passou, além do tamanho e localização da metástase.

Referências:
http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/ovario/30/

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/ovario

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=54



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...