quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Chegou a hora de voltar a fazer planos...

Estou em remissão há um pouco mais de três anos e realizo os exames de acompanhamento a cada quatro meses.
Por um certo tempo pensei: por que fazer planos se o meu prazo de validade é de quatro em quatro meses? Meu receio era começar um projeto e ter que abandoná-lo, mas, por outro lado, vinha em minha mente a seguinte pergunta: qual a graça e motivação em viver se não tenho qualquer plano para a minha vida?
Decidi voltar a fazer planos, mas surgiu um outro problema, a vontade de realizar muitas e muitas coisas: viajar pelo mundo, fazer um mestrado, guardar dinheiro, complementar a minha renda com outra atividade, praticar esportes, enfim, muitos novos projetos...
O resultado de se querer fazer muita coisa ao mesmo tempo é que se patina, patina e não se chega a lugar algum, ou melhor dizendo, não é possível concluir nada...e foi o que aconteceu comigo, pois acabei perdendo o foco.
Quando temos uma segunda oportunidade temos que recomeçar a nossa vida e nos deparamos com alguns dilemas, pois tudo muda, a gente muda, a vida muda. Acabamos por nos sentir desorientados. 
Acabei buscando na net um roteiro para me ajudar na tarefa de me organizar e traçar um novo plano para a minha vida, o qual compartilho a seguir:

AS OITO ÁREAS DA NOSSA VIDA

Há muitas áreas de nossa vida que podem ser selecionadas para o planejamento: trabalho, relacionamento, saúde, espiritualidade, finanças e aspectos legais, espaços, estudos e outras áreas que você definir. Se você quer um plano mais amplo, o ideal é se debruçar sobre cada uma das áreas, uma por uma. Se quer um plano mais simples, então procure definir suas metas dentro das áreas que forem essenciais pra você no momento. A seguir, pequenas dicas sobre cada área.

Saúde. Não apenas como andam suas idas ao médico ou como está sua alimentação ou se você precisa fazer um regime... mas tudo relacionado à manutenção da integridade dos seus quatro corpos inferiores. 

Relacionamentos.Todos... família, amigos, colegas de trabalho, e até mesmo o relacionamento com Deus. 

Estudos. Neste item, inclua leituras, acesso à informação e todas as formas de aumentar seu conhecimento, tanto acadêmico e profissional quanto espiritual. 

Espaços... físicos e virtuais, onde sua vida acontece. Estão organizados? Há algo que você queira mudar pra viver em espaços mais adequados ao que você quer pra sua vida?

Trabalho. E não apenas o trabalho profissional... 

Finanças e aspectos legais. Do controle financeiro ao seu patrimônio.

Espiritualidade. Ela permeia tudo... e deve estar presente em todas as outras áreas. É ela que dá a dimensão transcendente pra todos os aspectos materiais e práticos da nossa vida. Mas tente pensar na espiritualidade em termos de planejamento... 

Outras áreas de sua vida que você quer contemplar no seu planejamento. Mas não aumente muito a lista. Se for o caso, substitua uma ou outra área por outra que seja importante pra você. O ideal é um máximo de 8 áreas.

REFLEXÕES IMPORTANTES

Observe sua vida, como ela se expressa no momento. 
Contemple o ideal a ser manifestado em cada área.
Identifique pendências, dificuldades, obstáculos, bloqueios. Encontre soluções. 
Desfazedores de planos: você pode livrar-se deles.
Como você usa seu tempo? Como poderá organizá-lo para viver melhor?
Defina suas prioridades.
Instrumentos para criar mudanças, manter o que já existe e ampliar a linha do seu horizonte.
O caminho entre o desejo, o plano e a realização.
Valores a serem considerados e desenvolvidos para que o plano de vida se realize.
Qual o objetivo imediato e final, do seu plano de vida? 

AS TRÊS ESTAPAS DO PLANEJAMENTO DE VIDA

Geralmente, fazemos o planejamento em três etapas. 

Primeira etapa. Fazemos reflexões sobre o momento atual da nossa vida, nas várias áreas que definimos para o planejamento. As perguntas que nos orientam são: onde estou, de onde vou partir para fazer meu planejamento? 

Segunda etapa. Agora estabelecemos as metas. Para onde quero ir? Onde quero chegar? E essa pergunta precisa ser feita pra cada área da nossa vida. Transformamos nossos desejos e sonhos em metas bem claras. 

Terceira etapa. Nessa fase, estabelecemos as estratégias para alcançar as metas. Como fazer para realizar os planos e alcançar as metas? 

Deixo aqui pra você uma reflexão sobre as três perguntas principais que orientam o planejamento de vida que fazemos. 

ONDE ESTOU? ONDE QUERO CHEGAR? COMO FAZER PARA CHEGAR LÁ? 

Quando decidimos planejar nossa vida, precisamos fazer três perguntas inicias. Onde eu estou? Onde quero chegar? Como fazer para chegar lá? 

Quando perguntamos “Onde eu estou?”, estamos buscando referencias sobre o lugar de onde vamos partir para começar nosso planejamento. Estamos buscando entender o nosso ponto de partida. De onde começar para fazer um plano de vida? Será necessário levantar dados, buscar informações para definir o nosso momento atual. Precisaremos reconhecer o lugar onde estamos no momento, as circunstâncias que nos cercam, o contexto onde estamos inseridos. Será necessário observar tudo o que encontrarmos, analisar as informações corretamente, para então ver o que fazer com tudo o que encontramos. 

A segunda pergunta: “Onde quero chegar?”, leva-nos a identificar como gostaríamos que as coisas fossem, se tudo pudesse ser exatamente como desejamos. Isso nos levará a identificar o padrão ideal para nossas vidas, os nossos sonhos mais íntimos e nossos anseios mais fortes. Mesmo que alguns desses anseios e sonhos nos pareçam impossíveis de serem realizados, identifica-los é essencial para nosso plano de vida. Com maturidade, fé e o esforço certo, eles podem ser transformados em metas. Tendo estabelecido as metas, o próximo passo é buscar formas de alcança-las. 

A terceira pergunta é: “Como fazer para chegar lá?”. O que podemos fazer para alcançar nossas metas, realizar nossos sonhos? Qual o primeiro passo que devemos dar? Poderão aparecer obstáculos no caminho em direção às metas. Como nos prevenir deles, como olhar para esses obstáculos quando eles aparecerem, como ultrapassá-los? Devemos também analisar as fragilidades do plano e também as dificuldades pessoais que poderão nos impedir de chegar aos nossos objetivos. Tendo consciência de que algumas dificuldades podem aparecer, agora o próximo passo é encontrar soluções para elas. 

Um planejamento de vida bem traçado é um instrumento importante para que nossa vida cumpra sua razão de ser. Para fazer esse planejamento, é interessante reservar um tempo largo para isso, dedicar momentos para reflexão e trabalhar para que o que é mais importante para nós seja contemplado no plano. 



5 comentários:

  1. 1 - A minha dúvida é a seguinte: Existe câncer de Ovário Benigno ou só Maligno?
    2 - Existe caso de mulher que vive muitos anos mesmo sendo maligno?

    Muito obrigado e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor(A):
      O CÂNCER é sempre maligno.
      O que existe é tumor benigno e maligno.
      Hoje, com os tratamentos disponíveis, é possível sim uma sobrevida de muitos anos.
      Fique com Deus.

      Excluir
  2. Tive cancer de ovario a três anos, agora estou ressecada demais não consigo ter relação com meu marido, o médico me receitou reposição hormonal e estou fazendo, melhor ou muito, mas vivo atormentada porque tenho medo da doença voltar, já q li muito a respeito e tudo diz pra não fazer a reposição hormonal, o q fazer? O médico diz q se eu não fizer a vagina vai fechar e só tenho 40anos, alguém já fez reposição após o câncer? Por favor preciso saber...

    ResponderExcluir
  3. Tive cancer de ovario a três anos, agora estou ressecada demais não consigo ter relação com meu marido, o médico me receitou reposição hormonal e estou fazendo, melhor ou muito, mas vivo atormentada porque tenho medo da doença voltar, já q li muito a respeito e tudo diz pra não fazer a reposição hormonal, o q fazer? O médico diz q se eu não fizer a vagina vai fechar e só tenho 40anos, alguém já fez reposição após o câncer? Por favor preciso saber...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara leitora,
      O meu médico, especificamente, proibiu-me qualquer reposição hormonal após o ca de ovário. Também sofro com os sintomas da menopausa precoce (fogachos, ressecamento vaginal). Para manter uma relação sexual confortável, utilizo-me de gel Y&K e uso um gel vaginal Vagidrad, que mantém a vagina lubrificada e hidratada por 3 dias após cada aplicação.
      Na dúvida, consulte um outro gineco.
      Boa sorte e fique com Desus.

      Excluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...