segunda-feira, 22 de junho de 2015

Como enfrentar a remissão do câncer


Como enfrentar a remissão do câncer

Passar por um tratamento de câncer pode envolver quimioterapia, radiação e cirurgia. 
Durante o tratamento ou depois do mesmo, o paciente pode atingir a remissão, o que significa que não há câncer detectável no corpo. 
Uma pessoa em remissão de câncer pode ter efeitos físicos do tratamento com os quais lidar, assim como preocupações emocionais. 
A situação e os sentimentos de cada pessoa serão diferentes. Alguns terão mais problemas para lidar com a remissão do que outros. 
Existem formas para enfrentar a remissão do câncer.

Instruções

1 - Concentre-se no positivo. O fato de você ter atingido a remissão é algo para comemorar. Pense também em qualquer coisa positiva que tenha resultado de suas experiências, como fazer novos amigos.

2 - Volte às suas atividades. Durante o tratamento, você pode ter limitado as atividades de trabalho ou sociais. Uma vez que o seu médico permitir, envolva-se em atividades das quais você gosta. Volte ao trabalho ou à escola. Passe tempo com os amigos.

3 - Lide com os efeitos colaterais físicos do tratamento. Converse com o seu médico sobre efeitos colaterais de longo prazo da quimioterapia e da radiação. Pergunte sobre formas de reduzi-los. Mantenha em mente que pode demorar para você se sentir do mesmo jeito que antes do diagnóstico de câncer e do tratamento.

4 - Converse sobre os seus medos. Depois de completar o tratamento e atingir a remissão, você pode temer a volta do câncer. Cada dor pode fazer você se preocupar. Essa preocupação constante é estressante e não é saudável. Pense em formas de relaxar, como exercício e meditação. Converse com um amigo ou conselheiro para aprender meios de lidar com os medos.

5 - Entre para um grupo de apoio. Ninguém pode entender suas preocupações e sentimentos em relação à remissão do câncer como alguém que está passando pela mesma coisa. O seu médico ou hospital deve ter informações sobre grupos de apoio a pacientes com câncer em sua região. Entre em contato com a Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer para obter informações adicionais sobre grupos de apoio.

6 - Aceite o fato de que você pode se sentir de forma diferente em relação a alguns aspectos da sua vida. Passar por um evento importante na vida como tratamento de câncer pode mudá-lo temporária ou permanentemente. Após atingir a remissão, você pode ter mudado as prioridades ou enxergar a vida de outra forma. Não se sinta mal se tiver reavaliado as prioridades da sua vida. Pode ser melhor dessa forma.

7 - Livre-se da culpa de sobrevivente. Você pode ter feito amizade com outros pacientes com câncer enquanto ainda estava passando pelo tratamento. Embora tenha atingido a remissão, os seus amigos talvez ainda estejam lutando contra a doença e alguns podem não conseguir. Tenha em mente que a resposta de cada pessoa ao tratamento é diferente. Não se sinta culpado devido ao fato de o seu corpo ter respondido ao tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...