quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dia 08 de Maio - Movimento Global para a Conscientização sobre o Câncer de Ovário


Dia Mundial do Câncer de Ovário

Equipe Oncoguia - Data da última atualização: 04/05/2015

O Câncer de Ovário é um tipo de tumor conhecido como o "câncer silencioso”, isso porque na fase inicial, os sinais se assemelham a problemas de saúde corriqueiros e aparentemente "normais”, como perda de apetite, menstruação irregular, mudança nos hábitos intestinais, dores abdominais persistentes e complicações intestinais. 

Grande parte das mulheres, porém, não reconhece a ligação entre tais sintomas e o câncer de ovário e, por isso, muitas são diagnosticadas em estágio avançado, o que dificulta as chances de cura e torna a doença altamente letal.

Se diagnosticado precocemente, o tumor do ovário pode ser retirado com cirurgia (sem que haja a necessidade de quimioterapia e radioterapia), apresentando a perspectiva de vida para mais de 5 anos em 90% dos casos. Mas, para que isso aconteça, a mulher deve estar atenta aos sintomas e, o mais importante, deve procurar o médico assim que notar que algo de diferente está acontecendo em seu corpo.

Pensando em mudar o cenário do câncer de ovário no Brasil e no mundo, em 2013, foi criada uma campanha global para conscientizar e sensibilizar as mulheres sobre os sinais e sintomas da doença e para "dar voz” a esse câncer que é tão silencioso. Diferentemente do câncer de mama, o de ovário é pouco discutido, campanhas de conscientização ainda são escassas e, por isso, ONGs de diversas partes do mundo se uniram a fim de dar destaque ao tema.

No Dia 8 de maio de 2015 acontecerá a terceira edição do 'Dia Mundial do Câncer de Ovário'

Nessa data, organizações de pacientes de diversas partes do mundo irão se unir para educar a população feminina de seus países a respeito dos sinais e sintomas da doença e assim garantir que essas pacientes possam diagnosticar precocemente o câncer, ter acesso a tratamentos de qualidade e seus direitos garantidos.

Visite o Site Oficial da Campanha e assine a carta de compromisso de divulgar a campanha para as mulheres da sua vida. 

Multiplique a Informação!

Além de se informar, você pode multiplicar a informação! Compartilhe o nosso conteúdo em seus perfis de redes sociais com as mulheres da sua vida e ajude a salvar vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...