segunda-feira, 21 de abril de 2014

Óculos inovadores prometem revolucionar cirurgias de remoção células cancerígenas



Células cancerígenas são difíceis de serem diferenciadas das demais a olho nu. Aliás, mesmo com as tecnologias hoje disponíveis, distingui-las não é tarefa fácil. Por causa disso, é comum que pacientes que retiram tumores por meio de procedimentos cirúrgicos precisem voltar à mesa de cirurgia para remover resquícios de tecido cancerígeno que não haviam sido identificados na primeira vez.

Pensando em facilitar a vida do cirurgião e causar menos dor e preocupação para o paciente, pesquisadores da Washington University School of Medicine, em St. Louis, nos EUA, criaram um método capaz de identificar em um tecido quais células são cancerígenas.

O procedimento é simples: o paciente recebe uma injeção contendo uma substância cujas moléculas se unem apenas às células cancerígenas. Ao usar um óculos especialmente projetado para isso, as células impregnadas com o material ganham tonalidade azul, ficando fácil distingui-las das demais.

A primeira cirurgia feita com a ajuda do óculos, que ainda não tem nome, aconteceu em abril deste ano e o teste foi um sucesso. A tecnologia ainda precisa de ajustes e será testada mais vezes. Se tudo der certo, em breve, pacientes com tumores terão mais chances de serem curados com uma única cirurgia certeira.

2 comentários:

  1. Oi Nanci,

    Como sempre, você trás boas noticias !!!!!! :)

    Agradeço a Deus por ter dotado os homens com uma inteligência inimaginável que cada vez mais melhoram as condições de vida das pessoas. Se todos usassem essa sabedoria e dedicação para coisas boas, o mundo estaria bem melhor. Mas, como sou uma sonhadora, tenho esperança de que tudo vai melhorar 10000000000% em pouco tempo :D

    Te desejo uma ótima semana !!!!!!!!
    Bjos
    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris, tudo bem?

      Concordo com você, se todos os homens utilizassem a inteligência em prol do bem e da cura o mundo não estaria como está hoje! Mas tenhamos fé e esperança que tudo há de melhorar! Beijo grande. Nanci

      Excluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...