terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Mutação Genética nos genes BRCA1 e BRCA2.

Olá leitores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem graças a Deus!
Lembram-se do caso da Angelina Jolie? Em razão de sua mãe ter tido câncer de ovário ela efetuou o exame para detectar a mutação genética nos genes BRCA1 e BRCA2 e, após a confirmação da mutação, ela decidiu retirar as mamas como prevenção a um futuro câncer de mama!
Como eu fui acometida com câncer de ovário aos 47 anos, a minha oncologista solicitou-me tal exame e, após mais de um ano tentando a aprovação do mesmo (em razão do alto custo) eu, finalmente, consegui realizá-lo.
Se for constatada a mutação nos genes eu também serei aconselhada a retirar as mamas!
Uma, em cada 5 mulheres com câncer de ovário possui a mutação e, assim, a mastectomia é indicada como medida preventiva para se evitar também um câncer de mama, cuja probabilidade disso acontecer é de mais de 80% !  Se o resultado for positivo, isso significa que o câncer é hereditário e minha irmã e sobrinhas também serão aconselhadas a realizar o exame!
Agora é aguardar, pois o resultado só sairá em março!


OLÁ LEITORES, SÓ PASSEI POR AQUI PARA DIZER QUE O MEU EXAME DEU NEGATIVO!


13 comentários:

  1. OI Nanci,

    Ainda bem que conseguiu realizar o exame. Vou torcer para dar negativo :)
    Mas, mesmo se não der, vc já está com a solução na mão. De qualquer forma vc ganha!!! :D
    Eu fui encaminhada para o oncologista pélvico pois o cisto ainda está lá. Como fiz a video em ago de 2012 de um cistoadenoma mucinoso benigno(foi retirado intacto) e meu ovário foi mantido, ele acha melhor tirar o ovário e trompa direita porque segundo me explicou a escamação das células da trompa causam esse tipo de cisto que pode se implantar em outros orgãos e causar a pseudomixona peritoneal talvez daqui a alguns anos se eu não cuidar. Ele citou esse exame da mutação de genes que é realizado somente nos EUA e que demora muito para ser aprovado pelo plano, eu teria que entrar com liminar talvez. Então segundo ele, é melhor prevenir. Ele ainda não decidiu se tira os dois ovários e as trompas pq a genética é a mesma para os dois. A junta de oncologistas ainda vai decidir se uma menopausa precoce no meu caso é de fato necessária ou tira as duas trompas e apenas o ovário direito.
    Pois é, lá vou eu de novo pra mesa. Ele manteve o AC para dar descanso aos ovários.
    Retorno agora em Fevereiro para marcar a cirurgia.
    Eu passo no HSPE.

    Fazer o que né!? Vamos pra cima resolver o pepino!!!!! Mas, confesso que fiquei com o maior medo pq apareceu outro cisto né!? Sei lá, fiquei preocupada. Apesar de ser diferente do 1o que era multiloculado. com septos e com 6,5 cm. Esse tem 3 cm e é único. O que tirei antes tinha debris, a princípio parecia endometrioma e esse agora é todo líquido. Mas, como tive um mucinoso no mesmo ovário é grande a probabilidade de ser outro mucinoso.
    Talvez tenha ficado células invisíveis lá... ah vai saber, apenas uma especulação pessoal:)

    Estou torcendo muito por vc!!!!! 2014 mais um ano de vitórias !!!!

    Bjos e fica com Deus !!!!!!!!!!
    Chris




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris, tudo bem querida?
      Cada uma que aparece não é mesmo? O seu médico, com certeza, irá decidir-se pelo melhor procedimento a fim de que você não corra riscos futuros! O importante é que você está super bem informada e consciente sobre o seu caso e, pelo seu relato, pude perceber que você está bem tranquila, isso é ótimo!
      Também estou torcendo por você e, como fevereiro já está aí, desejo-lhe uma ótima cirurgia e uma excelente recuperação. Força, foco e fé que tudo dará certo! Beijos e fique com Deus!
      Nanci

      Excluir
    2. Oi Nanci,

      Estou tentando não pensar muito nisso mas, admito que quando recebi o encaminhamento para a oncologia tremi na base. rs
      Não deve ser nada fácil encarar quase que quinzenalmente aquele "setor" do hospital.
      A quimio acontece no mesmo andar então fiquei pensando em tudo que li no seu blog e em outros relatos tmb. Mas, graças a Deus, que dotou o Homem de inteligência e capacidade, a medicina cada vez mais avança. Isso é ótimo para todos.

      Não sei ainda se será por vídeo ou tipo "cesareana". Segundo ele, talvez, seja por vídeo, vai depender do que vão ver qdo abrirem (ai que medo) mas, que aparentemente, não há sinal algum de malignidade. Só que nunca se sabe né!? Infelizmente, o ca de ovário não tem um exame eficaz. Os médicos tem que juntar vários para ter uma aproximação de diagnóstico.

      Bem, então, vamos que vamos !!!!!! rs

      Te desejo um excelente fevereiro e mais 1 mês em remissão né!?
      Tenho certeza que vc JÁ saiu dessa ....
      Muita saúde, coragem, força e fé pra vc !!!!!!!!
      Deus te abençoe sempre !!!

      bjos chris

      Excluir
    3. Chris,

      Quando tiver a data certa da cirurgia e o local, por favor, me informe, pois estarei vibrando por você! Peço a Deus para que não seja nada maligno e torço para que a cirurgia seja o menos invasiva possível! bjs querida e fique tranquila que dará tudo certo! Obrigada pelo carinho.
      Bjs.
      Nanci

      Excluir
    4. OI Nanci,

      Pode deixar que te aviso sim!

      Obrigada por torcer por mim !!!!!

      ah olha esse artigo que legal (não sei se já leu mas, achei bem explicativo)

      http://super.abril.com.br/saude/cancer-chave-vida-morte-748314.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

      Excluir
    5. Chris,

      Muito interessante esse artigo! Eu não o conhecia e gostei muito! Bjs.

      Nanci

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu sou portuguesa e tenho 31 anos foi me diagnosticado a mutação BRCA 1, a minha mãe teve cancro da mama e foi aí que lhe fizeram o teste e como a ela deu positivo todos os familiares de 1 grau também fizeram, mas só deu positivo a mim e aos meus 2 irmãos. No meu caso foi super rápido e só paguei 12 € pela análise porque o resto é comparticipado pelo estado. Eu já tenho uma filha de 6 anos e agora queria muito ter outro filho mas ainda estamos a ver o que será melhor e saber que posso passar a mutação a maia um filho é de pensar bem! A minha irmã também tem a mutação la tem 34 anos e duas filhas de 16 e 7 anos que claro quando chegar a altura vao fazer os testes!
    Qual o resultado da sua análise?
    É pena mas não encontro ninguém como o meu caso para partilhar angústias e pensamentos, o meu caso é extremamente igual ao da angelina Jolie.
    Agora estou a ser seguida e também tenho que retirar as 2 mamas e os ovários e útero.
    Bjs e vai dando noticias da tua análise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Albina, tudo bem?
      O meu exame deu negativo para mutações genéticas BRCA1 e BRCA2, mas o médico já tinha me avisado que, se desse positivo, ele iria mesmo recomendar a retirada das mamas! Sabe-se que a retirada de mamas e ovários reduzem em 85% o risco de cancer, desta forma, cabe a você decidir! Sei que não é uma decisão fácil, mas veja com o seu médico se ele pode lhe oferecer uma outra alternativa! Beijos querida e boa sorte!
      Nanci

      Excluir
    2. Olá Albina,
      O resultado do meu exame deu negativo!
      O meu médico tinha me avisado que, se fosse positivo, ele recomendaria a retirada das mamas! Sabe-se que a retirada de mamas e ovários reduzem em mais de 80% as chances de cancer, Desta forma, cabe a você decidir! Sei que não é uma decisão fácil, mas veja com o seu médico se ele pode lhe oferecer uma outra alternativa.
      Beijos e fique com Deus.
      Nanci

      Excluir
  4. O MEU DEU POSITIVO PRA BRCA2, MINHA MAE E IRMA, DUAS TIAS TIVERAM CANCER, OPTEI POR TIRAR AS MAMAS E OVARIOS, MINHA CIRURURGIA DA MAMA ESTA MARCADA PRA MARÇO 2015. DEPOIS VOU TIRAR OS OVARIOS......NAO TEM OUTRO JEITO, TANDO O ONCOLOGISTA E O MASTOLOGISTA FORA CATEGORICOS EM DIZER QU EÉ A MELHOR COISA QUE FAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia,

      Acredito que tenha sido a melhor decisão!
      Não é fácil passar por um câncer ou viver temendo a possibilidade de ter um...
      Boa sorte e fique com Deus!

      Excluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...