sábado, 11 de janeiro de 2014

APRENDA A IDENTIFICAR 14 SINTOMAS DO CÂNCER

Certas mudanças no organismo podem ser um alerta para o desenvolvimento de tumores. Veja como identificar os principais sintomas para barrar a evolução do câncer na saúde da mulher.

1-Sangue na urina
O sintoma é mais frequente em mulheres com infecção urinária, que tenham sofrido trauma na região abdominal, e em esportistas. Entretanto, também pode aparecer em cânceres ginecológicos ou do trato urinário em estado avançado. “Nos tumores ginecológicos, pode acontecer do tumor crescer, comprimir e lesionar os tecidos próximos ao útero. Já nos tumores urinários, como bexiga e rins, o tumor pode crescer lesionar tanto tecidos próximos quanto à própria uretra, o que provoca sangramento”, pontua Fuser Jr. Nesse caso, o ideal é não postergar e procurar um ginecologista ou urologista imediatamente.

2- Cansaço
A fadiga é um sintoma inespecífico e pode estar relacionado a muitas doenças, de gravidades variadas. Na mulher, o cansaço pode ocorrer em situações de traumas emocionais a estresse no trabalho. “No caso do câncer, o cansaço costuma aparecer quando a doença está em estado avançado. Ele ocorre porque o organismo  está debilitado,”, sintetiza o oncologista. A fadiga também pode ocorrer em estágios iniciais de leucemia, câncer de cólon ou estômago. Sendo assim, é indicado procurar um clínico geral para um check-up e ficar atenta a sintomas paralelos.

3-Mudança nas mamas
É um sintoma de alerta para o câncer de mama, mas outras doenças podem se manifestar desta maneira, como mastite, abscessos, fibromas e cistos. “A avaliação clínica de um médico é fundamental, pois também pode haver mudança da densidade mamária pelo ciclo menstrual e gestação”, esclarece Tiago Kenji Takahashi, oncologista do Hospital Santa Paula (SP). Em caso de câncer, a característica principal é ser um nódulo de crescimento progressivo, e endurecido. Pode ainda ocorrer vermelhidão e ulceração de pele. “Além dos sintomas locais, o câncer pode ter manifestação sistêmica, como inchaço em gânglios axilares, no pescoço, dor óssea e emagrecimento. Sendo assim, o ideal é procurar um mastologista, ginecologista ou oncologista clínico”, completa o especialista.

4- Tosse com sangue
É um sintoma típico de tuberculose, mas também pode significar câncer numa área específica do pulmão. “O tumor na luz do brônquio provoca atrito e machuca, levando ao sangue”, justifica o oncologista Takahashi. Nesse caso, procure um médico imediatamente. Ele provavelmente solicitará radiografia e uma broncoscopia (espécie de endoscopia do brônquio) para tirar a dúvida.

5- Dificuldade de engolir
É um sintoma relacionado a várias causas “benignas”, como faringite, aftas ou infecção de vias aéreas. Mas quando se torna persistente, o ideal é correr para um otorrinolaringologista, que pode solicitar endoscopia ou raio-x. “O problema pode ser indício de câncer de esôfago, órgão muscular que fica entre a boca e o estômago. Inicialmente, a doença se manifesta por dificuldades em engolir alimentos sólidos. Depois são os pastosos até evoluir para líquidos”, descreve Leandro Ramos, oncologista da Oncomed BH (MG). O câncer de faringe é comum em tabagistas, que precisam fazer endoscopias periódicas para conseguir diagnosticar o problema precocemente. Esse sintoma também pode ocorrer em câncer da tireoide.

6- Placas na boca
“Aftas” que não saram ou placas esbranquiçadas ao longo da boca devem ser investigadas. Elas são indícios de câncer de boca ou de leucoplaquia, que pode caminhar para a doença. “As placas são pré- -malignas e tratáveis. Podem ser identificadas por um dentista ou pelo otorrinolaringologista”, sugere Ramos. O câncer de boca pode ainda vir acompanhado de outro sintoma: ínguas no pescoço. Fique atenta!

7- Tosse persistente
Gripe, resfriado, alergia e até sintomas colaterais de certos fármacos podem provocar tosse. Mas se ela durar mais de três semanas, é hora de procurar um pneumologista. Isso porque pode estar ocorrendo uma inflamação pulmonar de origem benigna ou um câncer no órgão. “O câncer de pulmão é assintomático. Quando ocorre a tosse, é porque ele está em estágio avançado”, ressalta Leandro Ramos. “Para completar, corre-se o risco de o câncer não ser primário, mas sim uma metástase da doença de outra região, como cólon.”

8- Gases
Problemas digestivos, Síndrome do Intestino Irritável e Doença de Chron estão relacionados ao estufamento após as refeições. Entretanto, o aumento na produção de gases também é sintoma de câncer no estômago ou fígado, vesícula e pâncreas, ou mesmo de ovário. “Se o sintoma é diferente do que ocorre habitualmente, se há dor, perda de apetite e emagrecimento, pode ser um caso de câncer”, diferencia Gadia. O médico responsável pelo diagnóstico será o gastroenterologista.

9- Dor
A dor é um sinal de que algo não vai bem com o organismo. Mas assim como a febre, ela é sintoma de inúmeras doenças benignas. Como sintoma oncológico, pode aparecer generalizada ou local. “E nem sempre a dor corresponde a um tumor no local em que aparece. O tumor pode crescer próximo a um determinado nervo, por exemplo, provocando reflexo. Há ainda casos de câncer no abdome que comprime a coluna e causa dor nas costas”, diferencia o oncologista. Procurar um clínico geral é o primeiro passo para descobrir o que está ocorrendo no organismo. Caso a dor seja localizada, procure um médico específico. Por exemplo, dor no joelho merece a visita a um ortopedista, no abdome, um gastroenterologista, e assim por diante.

10 -Alterações na pele
Inflamações, infecções, alergias e reações a medicamentos podem provocar alterações na pele. Mas se a mudança durar algumas semanas após ser notada, vale a pena procurar um dermatologista para investigar a causa. “Além dos tumores de pele, praticamente todos os tumores sólidos podem progredir e apresentar uma manifestação na pele, mas não é comum. Tumor de mama, colón, pulmão, hematológicos, linfomas e leucemias são alguns deles”, lista Ana Paula Garcia Cardoso, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Há ainda lesões que acompanham o câncer, mas não são propriamente a doença. São as chamadas síndromes paraneoplásicas. “Essas manifestações são diversas. Desde uma vermelhidão na pele, um processo inflamatório, até uma ulceração ou edemas que não passam despercebidos”, alerta a médica.

11- Alargamento dos linfonodos
Os linfonodos — ou gânglios linfáticos — são pequenos órgãos que existem em toda a rede linfática, como pescoço, axilas e na região acima das clavículas. Seu alargamento pode indicar infecções ou neoplastias. “Eles também podem ser dolorosos, endurecidos, aderidos a planos profundos e crescer rapidamente. Essa manifestação é frequente em tumores de mama, de cabeça e pescoço, de intestino ou estômago, colo de útero, em leucemias e linfomas, mas podem aparecer em todos os tumores”, explica Ana Paula. Se a doença persistir procure um hematologista, que possivelmente indicará uma biópsia.

12- Febre
É um sintoma de inúmeras doenças, raramente malignas. Contudo, também está presente no diagnóstico de leucemias, linfomas e tumores sólidos com metástases no fígado. “A febre é persistente e pode aparecer apenas uma vez ao dia. Acompanha sudorese profusa e perda de peso”, orienta a oncologista. “Se a febre persistir, marque uma consulta com um clínico geral ou infectologista para uma investigação mais detalhada”, indica.

13- Sangue nas fezes
Fissuras anais e hemorroidas causam o problema, que também é sintoma de câncer de estômago, cólon ou reto. “O próprio  crescimento do tumor provoca o sangramento. Fica uma espécie de  ferida que pode ter contato com as fezes, ocasionando um quadro infeccioso”, explica Rodolfo Gadia, oncologista do Centro Oncológico do Triângulo (MG). O ideal é procurar um gastroenterologista ou mesmo um proctologista imediatamente, que poderá solicitar uma colonoscopia para investigar a região.

14 - Sangramento vaginal anormal associado a dor pélvica persistente
É o sintoma mais comum de câncer ginecológico: excesso de fluxo menstrual, sangramento entre as menstruações e após o ato sexual podem estar associados a câncer de colo uterino, câncer uterino, de endométrio e de ovário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...