sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Dois anos, desde o diagnóstico!

Exatamente hoje, dia 13 de dezembro de 2013, completa dois anos que recebi o diagnóstico de câncer de ovário! Recordo-me que, na ocasião,  fiquei surpresa, pois nunca achei que fosse acontecer comigo. 
A doença me colocou em contato com a finitude inerente à vida, mostrou-me  que “aquele” meu mundo anterior não existia mais e que a minha existência estava ameaçada! Apesar do choque, procurei, gradualmente, aceitar a minha nova condição, mas não de uma forma passiva, mas sim ativa e reveladora, sobretudo mediante a busca de informações, pois acabei assumindo uma postura de contraposição em relação à doença e fui tomada de um espírito de luta inimaginável. Engajei-me em um movimento de auto-reflexão, procurando identificar os fatores relacionados ao surgimento do câncer que fui acometida, ou seja, o que foi que eu tinha feito de errado, por que aquele câncer tinha aparecido, será que tinha sido o estresse, a alimentação, o sedentarismo? Eu precisava encontrar uma causa para poder  compreender a doença  e, consequentemente, para  poder definir quais seriam as minhas estratégias para o enfrentamento daquele mal. Também recorri à religiosidade, como uma forma de me fortalecer espiritualmente.  Foi praticamente um ano e sete meses de “pausa” em minha vida, o qual eu utilizei para tratar do meu corpo, da minha mente e do meu espírito. Foi um período de grande aprendizado e de reencontro comigo mesma. 
Confesso que não foi fácil, pois um diagnóstico de câncer e os respectivos tratamentos nos causam um impacto psicológico tremendo, mas também desencadeia em nós experiências inéditas de força e fé, assim como, tem a capacidade de nos mudar, inclusive, redefinindo relacionamentos, amizades e o nosso foco diante da vida!  
Hoje, vivo a vida mais feliz e agradeço novamente a todos que ajudaram (e que ainda ajudam) em minha recuperação: médicos, enfermeiros, amigos, familiares, os leitores desse blog! Agradeço a Deus por todos os "anjos" que ele colocou em meu caminho. Muito obrigada!



8 comentários:

  1. Parabéns! Você é uma vencedora!!!!!!
    Com carinho,
    Liz

    ResponderExcluir
  2. Lendo a sua trajetória do início até hoje, só resta dizer Parabéns por tudo! Pra vc e para todos que passaram ou passam por esse momento de muita garra e fé. Bj Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth, bom dia!

      Esse tipo de experiência não é para qualquer um! Parece que Deus nos escolhe a dedo! rsrs

      Bjs.

      Nanci

      Excluir
  3. BOM DIA , QUAIS EXAMES DETECTARAM A DOENÇA ? TENHO TODOS OS SINTOMAS SEUS E JÁ FIZ VÁRIOS EXAMES E ATÉ AGORA SÓ ME FALAM EM OVÁRIOS POLICISTICOS ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, tudo bem?
      Os exames recomendados são ultrassom com doppler colorido e exame de sangue do marcador tumoral CA 125!
      Bjs e boa sorte.

      Excluir
  4. Por favor vc pode me dá seu contato pessoal pois estou fazendo quimio para cancer de ovário e gostaria de conversar com alguém que já passou por isso- meu email elcachagas@yahoo.com.br Elisangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O meu e-mail é nanci.venturini@gmail.com. Se você quiser trocar experiências, sugiro que participe do nosso grupo no facebook Somos mais que vencedoras. Mande uma solicitação que eu te adiciono.
      Bjs.

      Nanci

      Excluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...