quinta-feira, 18 de julho de 2013

Reaprendendo a Viver...


Uma semana trabalhando e já deu para sentir como mudei: o meu raciocínio está mais lento, estou mais esquecida, mais lenta, senti que minha visão também piorou bastante...Ainda não sei se são sequelas da quimioterapia, só sei que perdi a prática de trabalhar... também, depois de um ano e meio afastada não posso e não devo me cobrar demais, mas estou longe de ser o que fui outrora! Mas tudo no seu tempo, pois estou reaprendendo a trabalhar, reaprendendo a conviver com o meu corpo, enfim, reaprendendo a viver...
...E uma boa maneira de reaprender a viver é abandonar velhos hábitos e procurar a ser mais  feliz. Não existe uma receita para isso, mas seguem algumas dicas que tem me ajudado bastante:

  • Aprenda a dizer não: aceite e faça somente aquilo que realmente tiver vontade.
  • Pense antes de agir, qualquer ato gera consequências que deverão ser assumidas por você, não aja por impulso.
  • Leve a vida menos a sério.
  • Abandone os "e se": preocupe-se em resolver ou lidar somente com aquilo que já estiver acontecendo em sua vida.
  • Ria e brinque mais.
  • Reserve ao menos meia hora do dia somente para você (para ler, tomar um banho relaxante ou um chá, conversar com uma amiga ou simplesmente sentar e olhar para o céu...).
  • Toda semana faça algo de positivo para você (vá a lugares que goste ou converse com pessoas que lhe façam feliz, faça a unha, vá a terapia, faça aula de dança...).
  • Retire da sua vida tudo aquilo que lhe faz mal, isto inclui pessoas, hábitos, vícios, objetos, etc
  • Tenha mais contato com a natureza.
  • Não culpe os outros pelas suas escolhas.
  • Assuma responsabilidades.
  • Trate as pessoas com carinho.
  • Sinta-se feliz com aquilo que já possui, sem se amargurar pelo que ainda não tem.
  • Reconheça os esforços dos outros para lhe ver feliz ou simplesmente para lhe facilitar a vida.
  • Agradeça...
  • Deixe o passado ir embora: situações, pessoas (vivas ou mortas), mágoas, ressentimentos, frustrações.
  • Perdoe: sobretudo a você mesma, pelos erros cometidos e pelas oportunidades perdidas...
  • Dê menos ouvido para o que os outros pensam ou falam sobre você, a opinião do outro serve apenas para o outro.
  • Cuide de você como cuida ou cuidaria da pessoa que mais ama.
  • Tome atitudes.
  • Deixe de ser escravo do hábito: troque de caminho, de restaurante, de destino de viagem, de opinião, mude...
  • Dê lugar ao novo: seja menos resistente.
  • Se exija menos.
  • E sobretudo... viva somente o hoje, pois de verdade é apenas ele que temos.


14 comentários:

  1. Perfeito - muito interessante ver que outras pessoas compartilham dos mesmos sentimentos, após uma chacoalhada, para mim Divina.

    O ex-vice-presidente José de Alencar, certa vez disse uma frase que me marcou, eu tinha terminado a última sessão de quimio.
    "Por mais mal que o câncer tenha me causado, nem se aproxima do bem que ele me fez”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor,

      E que chacoalhão, fale a verdade? rsrsr
      Mas creio que tudo isso tenha sim valido a pena de certo modo, pois serviu de depuração, ficou em nós somente a essência de nós mesmos!
      Beijos.

      Nanci

      Excluir
  2. Nanci, também fiquei mais lenta na minha volta ao trabalho e meu médico falou o seguinte; a químio afeta sim os neurônios e pessoas com grande atividade mental (que lêem bastante por exemplo) notam esta deficiência mais cedo mas por outro lado recuperam mais rápido tbem. Achei legal, pelo menos sabemos que logo estaremos com a mente rápida novamente kkk Ah! Adorei e me identifiquei como sempre com tudo que vc escreveu. Bjs Elenice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsr Pois é Elenice, às vezes sinto que emburreci, mas tenho certeza que é efeito da quimio!
      Bjs querida e fique com Deus.

      Excluir
  3. Oi meu nome e Daiane, em fevereiro descobri uma bola (apelidei de monstrinhas) e dae p frente pilhas e pilhas de exames, fiz a primeira cirurgia dia 22 de abril, tudo bem me recuperei bem, mais nenhum medico me disse a real, ate descobrir da segunda cirurgia e o pq! O medico disse com todas as letras tu tem câncer de ovário e vai ter q fazer quimioterapia , sabe q chorei uns litrinhos , ms passou, e fiz a segunda cirurgia dia 19 de julho, to me recuperando bem e li esse teu post desdo do inicio fui super positiva , agradeci muito por ter aparecido e ja ter comecado o tratamento rapido e ainda pelo SUS, estou bem amparada com medicos, enfermeiros, minha familia e meu namo q achei q ia me da um baita pe na bunda hahahah q nada o guri ta firme e forte junto comigo! Uma frase que repito no momento de tristeza e angustia eu falo“ eu posso com tudo junto com aquele que me fortalece“ !! Funciona a tristeza vai embora a dor diminui e eu sigue em frente! Ate agora n econtrei ninguem n hospital com câncer de ovário (minha monstrinha)!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane,
      Já deu para perceber que você, assim como eu, apesar do baque inicial, procura enfrentar todo esse tsunami com muito bom humor...e o caminho é esse minha amiga, bom humor, confiança nos médicos e muita fé em Deus!
      O câncer de ovário é mesmo raro e eu também pelejei para encontrar algumas parceiras de luta, as quais eu chamo de VENCEDORAS. Tenho um grupo fechado no facebook, no qual reuní algumas delas e onde trocamos figurinhas sobre tratamentos, dietas, receitas, experiências, enfim, acho que nos tornamos uma família. Se quiser fazer parte, será muito bem vinda e é só me adicionar no face que eu te adiciono do grupo. Procure-me como Nanci Bueno (cidade de Santo André). Beijos querida e fique com Deus.
      Nanci

      Excluir
    2. Obrigada pelo convite, já te add lá , realmente nós não podemos perder a Fé, e confiar nos médicos, e sempre animada pq se não o corpitcho não aguenta hahahah
      bjkas :)

      Excluir
  4. minha mae tb estar nesta luta...ela fez a biopsia,saiu o resultado;cancer maligno no ovario em estado avançado,nos filhos nao tivemos coragem de falar a verdade.pois ela ta tao fragio,debilitada. tenho me apegado tanto em deus ,pois ele na sua infinita bondade vai curar minha mae.a minha preocupaçao virou simpismente em dor em uma dor infinita,q nao desejo nem pra pior pessoa do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida leitora,

      Sua mãe, nesse momento, precisa de pessoas fortes ao lado dela. Se você se deixar dominar por essa dor infinita como diz, ela irá perceber e isso fará mal a ela e a você mesma!
      Se você crê realmente em Deus, entregue nas mãos dele e creia realmente que sua mãe irá se recuperar...
      Abraços fraternos e melhoras para sua mãe!

      Nanci

      Excluir
  5. Oi Nancy meu nome e Priscilla me identifiquei mto com os teus sintomas de falta de memoria devido a quimio, tive cancer de mama ha 8 anos atras, fiz cirurgia, quimio e radio nai foi facil.
    Ha 2meses fiz a reconstrucao da mama e apos a cirurgia tive embolia pulmonar isso tem chance d acontecer em pessoas q ja tiveram ou tem cancer,, agora ha suspeitas d cancer de ovario, to tentando ser forte, ainda estou em fase d exames mas a ansiedade e medo convivem cmg.
    Bem sei q Deus esta cmg nunca m abandonou e n ira m abandinar agora so sei t dizer q todas nos somos mulheres d mta fibra por encarar um cancer e e mto bom saber q existem pessoas c vc q expoe seus medos e tdo o q passa p vermos q nao estamos so nesta luta pela vida. PaARABENS pela tua luta bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla,
      O medo é um sentimento comum a todas nós, mas nem por isso deixamos de ser fortes!
      Não desista nunca haja o que houver.
      Um grande beijo e fique com Deus.
      Nanci

      Excluir
  6. OLÁ, NANCI
    FIQUEI CHORANDO E MAIS DEPRIMIDA QDO LI OS ARTIGOS AQUI POSTADOS. SEI Q SUA INTENÇÃO É AJUDAR ESCLARECER. SEI TBÉM Q NÃO DEVEMOS NOS CONCENTRAR EM ESTATÍSTICAS. PRECISAMOS É DE FÉ E CORAGEM, BOM HUMOR ... FIZ CIRURGIA EM ABRIL E ESTOU EM TRATAMENTO DE QUIMIO. ESTOU MUITO SOZINHA ENFRENTANDO TD ISSO... A DOR EMOCIONAL É ENORME ... FICO TRISTE AO ME DEPARAR COM ALGUÉM SE QUEIXANDO DE UMA SIMPLES DOR DE CABEÇA. PODEMOS ESCOLHER TANTAS COISAS NA VIDA E AINDA NÃO ENTENDO BEM PQ NÃO TIVE O DIREITO DE ESCOLHER NÃO TER UM CÂNCER...PRECISO MUITO DE VCS. ESTOU BEM SOLITÁRIA. NÃO TENHO AMIGAS E MINHA FAMÍLIA ESÁ MUITO OCUPADA ... OBRIGADA POR VC EXISTIR E NOS DAR ESSA FORÇA!(NÃO CONSEGUI ACHAR SEU FACEBOOK)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga,
      A minha intenção não é deixar as pessoas mais deprimidas e sim prestar-lhes esclarecimentos. Você está muito fragilizada! Procure não ficar assim.
      O meu e-mail está aí, mande-me uma mensagem e o seu nome para eu te localizar no facebook e incluí-la em nosso grupo somos mais que vencedoras.
      Um beijo e fique com Deus.
      Nanci

      Excluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...