sexta-feira, 12 de abril de 2013

Harmonia no trabalho


Por Lupe leal

No dia-a-dia somos reféns do relógio, prazos, trabalho, responsabilidades profissionais, pessoais, do cotidiano de uma forma geral.
Pergunto: quando foi à última vez que você parou para observar quão incrível e harmonioso funciona o mundo ao nosso redor?! A natureza?! O universo?!
Mesmo ao leitor que trabalha em foco para o bem estar do meio ambiente, tenho certeza que a natureza passa muitas vezes despercebida, o universo então...
O “x” da questão, é que mesmo “distantes” de nós e aparentemente com função simples, universo e natureza são os melhores exemplos de ciclos harmônicos.
É incrível como tudo a nossa volta rege-se sob harmonia.
A harmonia ou equilíbrio (chame como quiser) está acontecendo, nesse momento, em todas as suas ações, nas minhas; você inspira oxigênio, elimina gás carbônico, a fotossíntese faz o inverso, o vento carrega as sementes que semearão os campos e novas flores serão fonte para que insetos se alimentem e assim, quase que infinitamente, por diante.
Essas ordens naturais são fruto da energia.
A energia define-se por qualquer coisa que esteja em movimento, jamais é perdida e é sempre transferida ou transformada para outro corpo.
Você já pensou que somos feitos da mesma energia presente do cosmo?!
Cosmo é a estrutura universal por completo, tudo é energia, movimento, transformação e transferência.
Albert Einsten, e memórias de nosso tempo de ginásio a parte, o importante é destacar que mesmo alheios somos parte integrante e fundamental para o sucesso desse ciclo harmonioso.
Pensemos no nosso organismo. Cada órgão cumpre a sua função, dependente um do outro, para o equilíbrio. 
O fígado, por exemplo, é responsável por mais de quinhentas funções no organismo humano, é um “faxineiro”, sem ele os outros órgãos não poderiam realizar suas funções, o sangue estaria sujo e a vitamina A e enzimas não estariam em seus devidos lugares.
Traçando um paralelo, de como é uma empresa, independente de seu porte ou faturamento, cada colaborador tem sua função e todos são importantes para que este “organismo” flua em harmonia.
O que seria da secretária sem a faxineira, ou desta sem o operador de máquina ou o administrador?!
Tudo funciona como um ciclo, uma cadeia de causa e efeito, ação e reação. 
Como podemos ter harmonia no ambiente de trabalho, onde passamos a maior parte do nosso dia?
Em primeiro lugar, se você é daqueles que trabalha por obrigação, que encara o trabalho como um castigo, sente-se carregando um fardo enorme, bem, jamais terá harmonia no seu ambiente de trabalho, afinal você deve ser um dos responsáveis pelo desequilíbrio do ambiente.
O trabalho é uma dádiva pelo simples fato de exercitar a mente.
É seu segundo lar, é nele que está sua segunda família, então contribua para o clima favorável, um ambiente agradável para que todas as atividades sejam feitas de forma produtiva.
Os resultados da sua empresa são vitórias da qual você é peça fundamental, e conseqüentemente agrega e proporciona ganhos ao seu lar, sua família, não apenas monetariamente falando, mas em termos de estabilidade, desenvolvimento profissional e pessoal.

Vamos acertar outros pontos:
1 - Qual a primeira coisa que você faz quando acorda?! 
Não, além de esmurrar o despertador! 
2 - Qual seu primeiro pensamento?!  
Se o pensamento for mal humorado por acordar cedo, atrasado, ou imaginando todos aqueles e-mails que terá que ler, ou xingando a terceira geração por bater o dedinho do pé na quina da cama, seja qual for seu perfil, é importante esclarecer que não há harmonia que resista ou que até exista em qualquer dessas situações.
Pare de resmungar. Se você é daqueles que dormiu com a crise, ao menos acorde sem ela.
O primeiro pensamento é a chave para o seu dia!  
O poder da nossa mente define tudo, os pensamentos, o nosso livre arbítrio, é da mesma energia do universo, que conspira a nosso favor, seja nosso pensamento bom ou ruim. Portanto esqueça os “nãos”, o negativismo.
Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Você pensa, seu cérebro processa. Portanto a primeira coisa a ser feita é elevar os pensamentos ao ânimo, entusiasmo, gratidão pela dádiva de mais um dia de oportunidades e de trabalho. 
Agradeça pela sua noite de sono, pela sua saúde, pelas suas mãos, pés, visão, audição, agradeça por estar apto a vencer.
Alegria de viver, mesmo frente às obrigações.
Há uma missão que nos foi confiada, e se foi é porque somos especiais, competentes para tal.
Em harmonia temos a mente aberta a novas idéias, renovações, tudo flui em sincronia, coreografado. 
No trabalho, haverá melhor relacionamento e compreensão com os colegas, fortalecendo um espírito de equipe revigorando o elo que mantém viva a empresa para um bem comum.
A mente é poder maior, a harmonia uma virtude, sabedoria. 
Tudo depende de você.

Lupe Leal 

Terapeuta Holística, Acupunturista Auricular e Koryo, Reikiana, Massagista Terapêutica e Estética
Lupe.sol@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...