segunda-feira, 22 de abril de 2013

Carta de um médico depois da morte de uma paciente de câncer se transforma em fenômeno na Internet



NOVA YORK - Salas de emergência de grandes cidades podem ser caóticas, opressivas e dolorosas. Quanto a relação paciente e médico, a experiência pode ser fria e impessoal. Assim, quando um médico de emergência do New York-Presbyterian Hospital escreveu uma carta sincera a um homem cuja esposa tinha acabado de morrer no hospital, vítima de um câncer de pulmão, milhares de pessoas tomaram conhecimento da carta e logo a mesma tornou-se um fenômeno na Internet.
A carta, que foi vista por mais de 2 milhões de pessoas, foi publicada pelo filho da mulher morta para o site de uma rede social, o Reddit, e pode ser vista abaixo.







Lê-se:

Prezado Sr. (removida),

Eu sou o médico do atendimento de emergência que tratou sua esposa Sra. (removida) no último domingo, no Departamento de Emergência do (hospital). Eu soube ontem sobre o falecimento de sua esposa e escrevo-lhe para expressar a minha tristeza. Nos meus vinte anos como médico na sala de emergência, eu nunca escrevi para um paciente ou um membro da família, uma vez que nossos encontros são normalmente apressados e nem sempre permitem uma interação mais pessoal.

No entanto, no seu caso, eu senti uma conexão especial com sua esposa (removida), que era tão envolvente e alegre, apesar de sua doença e dificuldade para respirar. Eu também fui tocado pelo fato de que vocês pareciam ser um casal muito amoroso. Você dava todo o apoio a ela, fazia as perguntas certas, com calma, cuidado e preocupação. Da minha experiência como médico, eu acho que o amor e o apoio de um cônjuge ou um membro da família é o dom mais suave, trazendo paz e serenidade para aqueles gravemente doentes.

Sinto muito pela sua perda, e eu espero que você possa encontrar conforto na memória do grande espírito de sua esposa e de seu vínculo amoroso. Minhas sinceras condolências para você e sua família.
(Removido), MD

-x-x-x-x-x
O filho de 24 anos de idade, que postou a carta, disse em uma entrevista por email com o Huffington Post , que a manifestação de apoio de usuários do Reddit o ajudou a lidar com a morte de sua mãe. Na verdade, ele postou a carta para o site com o cabeçalho  "Esta carta do médico a minha falecida mãe mudou a minha vida."

Ele disse Huffington Post que ele foi ajudado não só pelos sentimentos do médico, mas a onda de simpatia evocou dos outros.

"O apoio que recebi do Reddit foi incrível - médicos, enfermeiros e outros redditors que perderam suas mães ao câncer ficaram todos espantados que o médico tenha gasto tempo para escrever uma carta significativa tão sincero", disse ele.

Enquanto New York-Presbyterian Hospital confirmou o incidente, ele se recusou a identificar o médico, dizendo que ele ou ela preferiu manter o anonimato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...