terça-feira, 30 de abril de 2013

08/05/2013 - Dia Mundial do Câncer de Ovário




O Câncer de Ovário é um tipo de neoplasia maligna cujos sintomas geralmente se confundem com os de doenças não tão graves e, quando realmente incomodam, já é tarde demais. Por isso, é conhecido também como "câncer silencioso”.

Os sintomas na fase inicial da doença raramente levam as mulheres ao consultório médico, pois são corriqueiros e, aparentemente, "normais”. Perda de apetite, menstruação irregular, mudança nos hábitos intestinais, dores abdominais persistentes e complicações intestinais são sintomas importantes para a detecção da doença.

Grande parte das mulheres, porém, não reconhece a ligação entre tais sintomas e o câncer de ovário e, por isso, muitas são diagnosticadas em estágio avançado, o que dificulta as chances de cura e torna a doença altamente letal.

Se diagnosticado precocemente, o tumor do ovário pode ser retirado com cirurgia (sem que haja a necessidade de quimioterapia e radioterapia), apresentando perspectiva de vida maior do que 5 anos em 90% dos casos. Mas, para que isso aconteça, a mulher deve estar ciente dos sintomas e, o mais importante, deve procurar o médico assim que notar que algo de diferente está acontecendo em seu corpo. Ficar com dúvida ou deixar pra amanhã são sempre grandes complicadores.

Dia Mundial do Câncer de Ovário

Pensando em mudar o cenário do câncer de ovário no Brasil e no mundo, foi criada uma campanha global para conscientizar mulheres sobre os sinais e sintomas da doença e para dar voz a essa doença infelizmente tão silenciosa. Diferentemente do câncer de mama, o de ovário é pouco discutido, campanhas de conscientização ainda são escassas e, por isso, ONGs de diversas partes do globo se uniram a fim de dar destaque ao tema.

No Dia 8 de maio de 2013 acontecerá o primeiro Dia Mundial do Câncer de Ovário. Nessa data, organizações de pacientes de diversas partes do mundo irão se unir para educar a população feminina de seus países a respeito dos sinais e sintomas da doença e assim garantir que essas pacientes possam diagnosticar precocemente o câncer, ter acesso a tratamentos de qualidade e seus direitos garantidos.

Multiplique a Informação!

Além de se informar, você pode multiplicar a informação! Use seu perfil nas redes sociais para conscientizar suas amigas, mãe, tias, primas e todas as mulheres ao seu redor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...