domingo, 10 de março de 2013

Quimioterapia Intraperitoneal dá a pacientes com câncer ovariano maiores chances de sobreviviência


Science News - 9 de março de 2013 - Pacientes com câncer de ovário avançado que se submetem a tratamento intensivo com quimioterapia intraperitoneal tem mais probabilidade de viver mais tempo do que aqueles que recebem a quimioterapia padrão intravenosa (IV), de acordo com um estudo do Gynecologic Oncology Group (GOG), que analisou acompanhou a longo prazo um grupo de 876 pacientes.
Os resultados do estudo estarão sendo apresentados pela Sociedade de Oncologia Ginecológica (SGO), na Reunião Anual de Câncer da Mulher, em Los Angeles, 09-12 março.
As mulheres que receberam o tratamento, sob a forma de quimioterapia intraperitoneal, ou IP, tiveram 17 por cento maior probabilidade de sobreviver por mais tempo do que aquelas que foram submetidas à quimioterapia IV, de acordo com a análise, o qual tinha uma mediana de seguimento de mais de 10 anos. A sobrevivência mediana foi de mais de cinco anos (62 meses) para pacientes no grupo de IP e cerca de quatro anos (51 meses) para pacientes no grupo IV. 
Os resultados também sugerem que as mulheres que completam a maioria ou todos os seis ciclos recomendados de terapia IP tendem a viver mais tempo do que as mulheres que completam quatro ou menos ciclos. Após cinco anos, 59 por cento das pacientes que completaram cinco ou seis ciclos de tratamento de IP estavam vivas, em comparação com 33 por cento daquelas que completaram três ou quatro ciclos e 18 por cento daquelas que completaram um ou dois ciclos. 
"Muitas mulheres não recebem uma explicação sobre as vantagens e desvantagens da terapia de IP e que poderia ser uma poupança potencial de vida", disse Devansu Tewari, MD, diretor de ginecologia oncológica do Medical Group em Orange County, Califórnia . "Mas há também um cuidado que deve ser administrado por um médico que tenha experiência no tratamento e pode gerir melhor os riscos e efeitos colaterais."
Todos os anos, mais de 22.000 mulheres são diagnosticadas com câncer de ovário e mais de 15.000 morrem da doença. Na quimioterapia padrão IV, os medicamentos são infundidas na corrente sanguínea e por todo o corpo, enquanto que no tratamento IP a quimioterapia é dirigida para o abdómen. Isto não só faz uma concentração elevada das drogas destruidoras para o cancro, onde eles são necessários, mas os agentes de quimioterapia são absorvidos mais lentamente, proporcionando uma maior exposição ao medicamento. A quimioterapia IP é recomendada pelo Instituto Nacional do Câncer para as mulheres que tiveram a cirurgia ideal. Por ser a terapia de PI  mais rigorosa, alguns dos efeitos secundários são também mais intensos, tais como dormência nas mãos e pés e dor abdominal, e algumas mulheres são incapazes de completar os sugeridos seis ciclos de terapia. Pesquisadores descobriram que pacientes mais jovens e saudáveis ​​eram mais propensas a completar mais ciclos de IP.
Financiado pelo Instituto Nacional do Câncer, o Grupo de Oncologia Ginecológica compreende especialistas na área, a partir de oncologistas ginecológicos,  enfermeiros e cientistas, que estão empenhados em manter os mais altos padrões em ensaios clínicos. O GOG centra a sua investigação em mulheres com tumores pélvicos, como o câncer de ovário, útero e colo do útero.
"Não há nenhuma terapia IP em questão que deva ser  mais amplamente oferecida, e pacientes com câncer avançado de ovário devem consultar  oncologistas ginecológicos ou oncologistas médicos com experiência neste câncer que têm a perícia para determinar a melhor terapia", disse Tewari. "No mínimo, essas mulheres devem ser tratadas por alguém que tem experiência com questões de terapia IP e conhecimentos para determinar se ela seria uma boa candidata."

fonte: 
http://www.sciencedaily.com/releases/2013/03/130309154959.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+sciencedaily%2Fhealth_medicine%2Fovarian_cancer+%28ScienceDaily%3A+Health+%26+Medicine+News+--+Ovarian+Cancer%29

2 comentários:

  1. Oi Nanci,

    Recebi seu recado pelo Oncoguia, da comunidade Eu tenho Blog, e estou seguindo seus posts agora.
    Parabéns pelo blog, dividir nossa experiência é muito importante, além de ser uma maneira de desabafar, é também uma maneira de informar as pessoas. E a informação é a primeira arma contra o câncer.
    Desejo sucesso nos exames que está fazendo agora.

    Me trato de um Linfoma de Hodgkin e também tenho blog, se depois quiser fazer uma visita o blog é www.linfomaminhahistoria.blogspot.com.br

    Bjos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cíntia, tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário. Também lí o sue blog e gostei muitoooo. Meus parabéns a você também pela sua estória de luta e superação. Ah, também faço exercícios físicos diariamente, pois detesto ficar parada!Também gosto de artesanato, estou bordando um quadro emponto cruz! Tudo para não ficar no ócio! rsrrsrs
      Estou torcendo por você! Um grande beijo e fique com Deus!
      Nanci

      Excluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...