quinta-feira, 7 de março de 2013

Origem de câncer agressivo de ovário é descoberta


Science News - 6 de março de 2013 - Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram a origem provável do câncer epitelial de ovário (carcinoma de ovário), a quinta causa de morte por câncer entre as mulheres nos Estados Unidos.
Identificar onde esse tipo de câncer se origina tem sido difícil, porque 70 por cento dos pacientes estão em estágios avançados da doença no momento em que é detectado. Porque a origem do desenvolvimento do carcinoma de ovário é desconhecida, os primeiros testes de diagnóstico têm sido até agora sem sucesso.
Alguns cancros epiteliais são conhecidos por ocorrer em zonas de transição entre dois tipos de epitélio (camadas de tecido formado por células justapostas que revestem o corpo e os órgãos), enquanto que outros são originários de células estaminais epiteliais do tecido. Todos os órgãos têm a capacidade de regeneração, o que é feito por células estaminais adultas localizados em áreas de cada órgão chamado nichos de células estaminais.
Com este conhecimento, os investigadores descobriram um nicho de células-tronco para o epitélio na superfície do ovário em ratos e mostrou que o carcinoma de ovário, preferencialmente, se origina a partir de células-tronco encontradas nesse nicho, de acordo com o estudo publicado em 06 de março da revista Nature . Este nicho de células estaminais reside em uma área de transição conhecida como a região do hilo, uma camada de células de ovário com ligações para o resto do corpo.
"Nós sabemos agora que estas células estão localizadas em camundongos, para que possamos olhar em seres humanos nessas áreas", disse Alexander Nikitin, professor de patologia, líder do Programa de Células-Tronco de Cornell e autor sênior do estudo. Andrea Flesken-Nikitin, pesquisadora de pós-doutorado no laboratório de Nikitin, é a autora principal do artigo. Os resultados também fornecem um guia para os cientistas  procurarem nichos de células-tronco e as fontes de câncer em outras zonas de transição em outros órgãos, Nikitin acrescentou.
Os pesquisadores provaram que células-tronco a partir da região do hilo foram altamente propensas a carcinoma de ovário, utilizando as mais atuais técnicas de pesquisa genética.
Em trabalhos futuros, os pesquisadores vão procurar células-tronco e as fontes de cancro em zonas de transição no ovário humano e outros órgãos, como o estômago, reto e colo uterino.

2 comentários:

  1. Boa tarde Nanci !!!!!!
    Aqui é a Mara novamente ,como vc está hj?????penso muito em vc e sempre pedindo a Deus que vc se livre logo disso ,para sua vida voltar a rotina normal,mas algo me está deixando com a pulga atras da orelha,li rapidamente ontem que vc ja sentia algo diferente em vc bem antes do diagnostico,estou correta???? Mas vs havia feito exames de imagem???? E eles não mostraram nada??? Não entendo ,porque as vezes somos preocupadas com a saúde ,bem mais que os homens e mesmo assim podemos não evitar coisas como essa???? Então os preventivos ajudam ou não???
    Minha linda estou aqui rezando por ti e esperando que Deus te abençoe com seus milagres,porque ele sim é o médico dos médicos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida Mara,

    Ainda estou péssima por causa da perda do meu pequeno. Parece até que perdi um filho! Ele sempre esteve comigo nos meus momentos de maior sofrimento, após a cirurgia, após as quimios, me fazendo um cafunezinho, uma gracinha, era o meu grande companheiro. Sinto uma enorme dor no peito, um enorme fazio. A própria doença já nos deixa mais fragilizadas,fazendo com que a dor seja ainda maior...Bom, mas respondendo a sua pergunta, leia a postagem entitulada: Onde foi que eu errei, ou será que erraram comigo? Obrigada por suas orações. Um grande beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...