quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Efeito balão!

O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea. O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores. Possui três funções interrelacionadas: Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais;  Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório; Produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).
Durante a minha cirurgia de citorredução, foram retirados vários linfonodos do meu abdômen.  Muitos desses linfonodos tinham a função de auxiliar na remoção dos fluídos em excesso dos membros inferiores. Com a retirada desses linfonodos, minhas pernas tem inchado e doído bastante, principalmente agora no calor. Nunca tive a perna grossa e, agora, estou parecendo aquelas bombadas do BBB! rsrsrs
Além de ter engordado uns 10 kg com a quimioterapia, alguns dos medicamentos que tomo para amenizar as sequelas deixadas pela cirurgia e pela quimio, ou ajudam a engordar ou causam inchaço no corpo todo e, somando tudo, tenho me sentido como um balão.
Acho que deverei recorrer a um tratamento de drenagem linfática, mas acredito que necessito primeiramente de uma orientação médica a respeito! Passarei com a oncologista no final do mês e verei com ela o que poderá ser feito para resolver esse drama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Rucaparib para câncer de ovário recorrente

Data : 08 de setembro de 2017 Fonte: ESMO 2017 LUGANO-MADRID - A terapia de manutenção de Rucaparib aumenta a sobrevivência livre d...