quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Altos níveis de cálcio no sangue podem indicar câncer de ovário

Science Daily - 23 de janeiro de 2013 - Um novo estudo da Wake Forest Baptist Medical Center é o primeiro a relatar que altos níveis de cálcio no sangue podem ser uma predição de câncer de ovário, o mais fatal dos cânceres ginecológicos.
O autor Gary G. Schwartz, Ph.D., epidemiologista de câncer da Wake Forest Baptist, e seu colega, Halcyon Skinner G., Ph.D., da Universidade de Wisconsin Carbone Cancer Center, examinaram associações entre cálcio no sangue e câncer de ovário em dois grupos. Eles descobriram que as mulheres que eram diagnosticadas tardiamente com câncer de ovário e mulheres que depois de diagnosticadas morreram com câncer de ovário tinham níveis mais elevados de cálcio no sangue do que as mulheres que não tinham sido diagnosticadas com câncer.
Schwartz, que é bem conhecido por sua pesquisa epidemiológica em câncer de próstata, disse que a idéia para este estudo surgiu por causa de pesquisas publicadas a partir de um grupo que mostrou que homens cujos níveis de cálcio foram maiores do que o normal tinham um risco aumentado de câncer de próstata fatal. Este fato o levou a se perguntar se uma relação semelhante poderia ser verdadeira com o câncer de ovário.
"Uma abordagem para a descoberta de biomarcadores de câncer é identificar um fator que está diferencialmente expresso em indivíduos com e sem câncer e para examinar a capacidade que o fator tem de detectar o câncer em uma amostra independente de indivíduos", disse Schwartz. "Todo mundo tem cálcio e regula o corpo muito bem", Skinner acrescentou. "Nós sabemos que algumas formas raras de câncer de ovário são associados com o cálcio muito alto, então vale a pena considerar se cânceres de ovário são mais comuns associados com o cálcio moderadamente alto."
A ideia é plausível, Schwartz explicou, porque muitos cancros do ovário expressam níveis elevados de uma proteína, a hormona paratiróide relacionada (PTRHrP), que é conhecida por aumentar os níveis de cálcio no sangue de muitos outros cancros.
O câncer de ovário tem uma alta taxa de mortalidade, porque é difícil de ser detectado e quando surgem  sintomas o câncer geralmente já está avançado. Schwartz disse que o diagnóstico precoce pode ser feito através do uso de um biomarcador de cálcio, mas adverte que mais pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados. "Nós descobrimos a ligação entre cálcio e câncer de ovário, nós a confirmamos, e mesmo que o estudo seja pequeno, estamos relatando isso porque é uma coisa muito simples em teoria para se testar."

2 comentários:

  1. Possuo uma pessoa próxima com possibilidade de ser diagnóstica com cancer. Mas mudando de assunto, o seu relato (lá no início do blog) quando soube do diagnóstico é exatamente como eu iria reagir. Até quanto ao Dr. google etc...Muita força e tenho certeza da sua total recuperação. Torço muito por você...abraçoss
    Alison - 35 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alison, tudo bem?
      Primeiramente, muito obrigada pela torcida!
      Espero, de coração, que o problema com a pessoa próxima a você não seja câncer!
      Abraços e fique com Deus.

      Nanci

      Excluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...