sábado, 13 de outubro de 2012

Câncer de ovário - um tipo raro e letal de câncer!


Hoje eu acordei tristinha, pois estive pensando em como e porque fui acometida por um câncer tão raro! 
Anualmente, surgem no Brasil 6.000 novos casos de câncer de ovário, contra 50.000 novos casos de câncer de mama. Se considerarmos uma população feminina de 60 milhões de mulheres, com idade de 20 a 70 anos, teremos 1 caso de câncer de ovário a cada 10.000 mulheres e isso corresponde a uma chance de 0,01% de se ter câncer de ovário, e eu tive!
Por ser um tipo raro de câncer, não se investe tanto em pesquisas para a detecção precoce desta doença, bem como para tratamentos menos invasivos e nós, que fomos acometidas com esse tipo de doença,  ficamos a mercê dos poucos tratamentos disponíveis! Este quadro lamentável está presente em todo o mundo e não somente no Brasil. Embora seja o 7º tipo de câncer que mais afeta as mulheres ele é o que mais faz vítimas, justamente porque em 70% dos casos é descoberto em estágio avançado!
Como já terminei o tratamento quimioterápico, fico agora somente na expectativa, esperando os resultados dos próximos exames, esperando as próximas consultas, esperando que o câncer não reincida e esperando, do fundo do coração, que Deus me ajude!
Qualquer mal estar que sinto, seja um desconforto ou dor abdominal, constipação ou gases, já acho que é o câncer que está voltando! Sei que devo mudar o meu pensamento e estou tentando, mas confesso que não é nada fácil!
Encontrei um poema que descreve mais ou menos o meu estado de espírito:



estou ASSIM.
esperando na janela, na porta, na sala, no QUARTO.
no chão, no sofá, na CAMA.
sigo a ESPERA.
me pergunto. questiono. brigo COMIGO.
e não encontro a resposta.
até QUANDO?
meu castelo é de AREIA.
não está fincado na rocha.
respiro fundo.
choro.
engulo o CHORO.
e sigo esperando.
na JANELA, na porta, no quarto, no chão, no sofá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...