sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O fantasma da incerteza...

Lidar com a incerteza é pior do que lidar com a doença em sí.
Após o baque inicial, quando da descoberta do câncer, fiquei mais tranquila quando iniciei o tratamento, tanto cirúrgico, quanto quimioterápico, pois sabia que tudo estava sendo feito para erradicar a doença.
Agora, após o término do tratamento, fica a incerteza e muitos SERÁS rodeiam a minha cabeça: será que o tratamento deu certo? será que ficarei curada? será que a doença irá voltar? será que o marcador tumoral irá subir? será que os exames que eu fizer darão alguma alteração? será que vencerei este câncer? será que é falta de fé tanta incerteza? será? será? será?
Acredito que a incerteza ocorra em razão de o câncer ter suas particularidades e ser, de certa forma, uma doença incerta e traiçoeira, cuja medicina, muitas vezes, não pode prever como determinado organismo reagirá aos tratamentos efetuados!
Quando esses Serás surgem, procuro desviar o meu pensamento, mas confesso que não é fácil, pois creio que o fantasma da incerteza irá me assombrar para o resto da vida!
A verdade é que não sabemos o que irá nos acontecer e o que o futuro nos reserva, doentes ou não - apenas acreditamos saber.  Montamos grandes roteiros em nossas mentes de todas as coisas que podem nos acontecer. Na maior parte das vezes estamos errados. Se não perdermos a tranquilidade e não nos mantivermos abertos para as oportunidades, podemos estar certos que, eventualmente, tudo terminará bem. Lembre-se: Talvez sim, talvez não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...