segunda-feira, 28 de maio de 2012

A recuperação pós-cirúrgica...

Em 28/05/2012 completou um mês desde a cirurgia! 
Pelo tamanho da incisão em meu abdômen, que se estende desde abaixo do seio até o início do púbis, imaginei que a recuperação fosse bem mais sofrível! Na primeira semana, até que foi mesmo, pois os pontos e o dreno incomodavam bastante!
Agora, a cicatriz mais parece um "ziper" (igual a imagem ao lado, que não é minha cicatriz) e costumo brincar que o ziper está enferrujado, pois ainda é difícil eu ficar ereta e quando tento me esticar sinto repuxar toda a cicatriz! Ainda não posso me abaixar, fazer esforços, ficar muito tempo sentada ou em pé, enfim, por mais 30 dias terei que me resguardar, o que é um pouco difícil para pessoas super ativas como eu!
Passei com o meu médico cirurgião, Dr. Carlos Fallopa, 20 dias após a cirurgia e ele já tinha em mãos a biópsia das 39 "peças" que foram retiradas de mim (útero, ovário esquerdo, trompas, colo do útero, apêndice, vesícula, parte do diafragma, do omento e do peritônio e vários linfonodos). Quando ele falou em "peças", não consegui esconder o riso e comentei: - Estou parecendo um carro velho que não tem peças de reposição!!! Até ele riu com a minha observação e me disse que sou mesmo uma figurinha....
Ele comentou que muitas das peças não tinham sinais de neoplasia, mas que em algumas delas ainda existiam sinais microscópicos da doença e é por esta razão que terei que efetuar mais 4 ciclos de quimioterapia, cujo primeiro já está marcado para 1º de junho.
Uma coisa que o médico me disse nesta consulta e que me marcou foi: - "Não quero que você se preocupe com a doença. Deixe que eu me preocupe com ela. Estamos combinados?"
Acredito que o caminho seja este mesmo, pois o que adiantaria eu me preocupar? Ajudaria em alguma coisa?
Estou me recuperando bem e, fora as limitações, sinto-me disposta e estou tentando me conter para não cometer nenhuma extravagância! 

51 comentários:

  1. oi nanci vc e mesmo uma guerreira ... mereçe mesmo viver uma eternidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido leitor(a)

      Muito obrigada pelo seu comentário!
      E que Deus possa ouvir os seus votos... não precisa ser uma eternidade, mas pelo menos mais uns 20 anos estaria bom demais. rsrsr
      Bjs.
      Nanci

      Excluir
    2. parabéns! eu to um pouco assustada, pode me mandar uma foto da sua cicatriz pro meu email? lela.lima.economista@gmail.com

      Excluir
    3. Letícia,
      Não tenho fotos da cicatriz, mas porque está assustada?

      Excluir
  2. minha mae tambem esta nesta ardua caminhada...nao se sabe ainda se o tumor e maligno ou benigno,no dia 15/5 ela vai fazer a cirurgia e a biopsia.Ela esta triste e chora muito,tento anima-la,mas confesso q as vezes deixo a emoçoa falar mais alto e caio tambem em prantos.Sei q nao e a melhor soluçao,mas e tao difil vc ver alguem q vc ama em situaçao de risco e nao se desiperar.procurei na net pessoas q tivesse vivrndo o mesmo dilema,foi ai onde te encontrei entre outras tantas pessoas,mas vc me chamou atençao com sua determinaçao.Sei q devemos nos apegar a deus,q ele na sua infinita bondade vai ajuda-la a sair dessa.Peço q vc reze por minha mae,pois vc melhor do q ningem sabe o q estamos vivendo. bjs com carinho,de uma amiga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida leitora,
      Bem sei que não é fácil, mas entrar em desespero nesse momento não irá ajudar em nada, muito pelo contrário! Tem que ter fé, muita fé em Deus e entregar tudo nas mãos dele, deixe que ele cuide de tudo, está bem?
      Todos os dias, às 22h00, existe uma corrente de orações para o planeta terra e para todos os que se encontram em alguma dificuldade! Procure, 5 minutos antes desse orário, rezar um Pai Nosso e, às 22h00, faça uma oração para a sua mãe. Para eu fazê-la eu precisaria do nome completo de sua mãe e do endereço, mas não duvide de sua fé que seu pedido terá o mesmo efeito!
      Um abraço fraterno e fiquem em paz.
      Nanci

      Excluir
    2. Nanci quais exames vc fez de coração. pq minha mãe ta nessa luta. mais ela tem fazer esses exame

      Excluir
  3. oi nanci,obrigado pelo o apoio...é muito bom saber q existe pessoas q entende nosso sofrimento,q mesmo de longe e sem nos conhecer torçe por nossa vitoria.Deus vai me permitir voltar no seu blog pra dizer q o tumor da minha mae é´benigno,tenho certeza q eu vou poder fazer isso.Vc ta curada?ou como anda seu tratamento? sabemos tao pouco sobre cancer no ovario,e o pouco q sei foi pesquisando na net.Os medicos da rede publica sao tao vagos,pouco fala do q esta acontecendo.entao me esclarece algumas duvidas: quando vc fez o exame cea 125 qual foi sua alteraçao? pois da minha mae deu mais de 2.000m/l de alteraçao.isso q dizer uma malignidade?se puder me responda.Ah,quanto as oraçoes farei,e peço sua ajuda para fortalece-la o nome da minha mae é´maria isaura guedes de oliveira moramos na rua alagoinhas em santa rita de cassia (bahia),nao se esqueça de inclui-la em suas oraçoes,pois tambem me lembrarei de vc nas minhas.E juntas,com oraçoes venceremos esse mal.carinhosamente,natalicia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalícia, bom dia querida!
      Hoje em dia, quando se tem câncer, os médicos já não falam mais em cura, pois geralmente há recidiva, mesmo após 5 anos da doença, então, eles preferem não correr o risco! Não estou mais em tratamento, só faço os exames de acompanhamento. Na verdade, todos os médicos são vagos, da rede pública e privada, pois esse cancer, na maioria das vezes é descoberto em estágio avançado, não estou dizendo que isso vá acontecer com sua mãe, mas aconteceu comigo, então eles não sabem o que dizer para a gente, entende? O Ca 125 pode dar alterado até devido a uma grande infecção e ele não é garantia de câncer. O que irá determinar o câncer é a biópsia, somente ela. Estarei rezando para a sua mãe, pode deixar. Boa sorte para vocês, que corra tudo bem na cirurgia. Um abraço fraterno e fiquem com Deus. Nanci

      Excluir
  4. oi nanci,ontem foi a cirurgia da minha mãe,a principio os medicos disseram q talvez o tumor não seria retirado porque era movel e poderia prejudicar outros orgãos.Mas tiraria todo o ovario.Não sei o q aconteceu na hora da cirurgia,pois não tiraram absolutamente nada,apenas o suficiente p a biopsia.Estou tão preocupada,sera q esta tão avançado q não deu p fazer nada?Acho q o caso dela vai ser igual ão teu.vai precisar fazer primeiro a quimioterapia e depois a cirurgia.Por favor me ajuda a esclarecer o q esta acontecendo q eu ja não sei o pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalícia,
      Só eu sei o quanto é complicada essa fase. Imagine você o meu desespero quando abortaram a minha cirurgia? Infelizmente minha querida, cada caso é um caso! Somente o médico poderá lhe dizer o viu e somente a biópsia poderá confirmar o diagnóstico. O que tenho a lhe dizer é para ter paciência e muita, muita fé mesmo na recuperação da sua mãe. Que Deus possa tranquilizar o coração de vocês duas, fiquem em paz.
      Nanci

      Excluir
  5. oi nd. nanci minha mae operou quarta tbm tiraram so um ovario dela e ela ainda ta com um dreno que nao para de sair liquido,por favor ore por ela seu nome é thereza maria simoes da silva,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitora,

      A operação é bem recente e é muito comum a saída de líquido. Eu fiquei com o dreno por uns 10 dias saindo bastante líquido e com o passar dos dias ele vai ficando clarinho.
      Estou vibrando e torcendo por ela!
      Abraços fraternos e fiquem com Deus.
      Nanci

      Excluir
  6. Oi Nanci, tudo bem?
    No ano passado fiz Ooforectomia, foi retirado o ovário direito, fiz Quimioterapia.
    Fiz tomografia em Maio agora e apareceu outro tumor no ovário esquerdo, onde estava bem maior que o anterior.
    Fiz cirurgia novamente. Histerectomia total onde foi retirado: útero, colo, trompas, ovário, epiplon e linfonodos.
    O epiplon esta livre graças a Deus, mas outras peças deu: adenocarcinoma do ovário e no segmento de trompas, formação cística no colo e metástase em um dos linfonodos. Choro muito é um desespero muito grande, (Quimioterapia outra vez). NINGUÉM MERECE.
    E o que me garante que não volta? Se da primeira vez tinha dado simplesmente BODERLINE e mesmo assim o dr. sugeriu quimio. após ter visto minha imunohistoquimica. E disse que eu agradecesse a Deus por eu ter descoberto no inicio e que era cura e que ele estava passando quimio. só pra prevenir. E com apenas um ano e dois meses depois da cirurgia voltou um adenocarcenoma.
    Então penso muita besteira. Tenho um esposo lindo maravilhoso que me ama, sou nova com uma vida inteira pela frente, com sonhos só queria terminar de criar minha filha, ter netos, sou uma pessoa ativa, amo viver e porque isso comigo?
    Tenho apenas 28 anos de idade, tenho uma filha linda de apenas 5 aninhos de idade temos um amor linda uma com a outra, ela chorava muito quando via meu cabelo cair, por me ver chorar também, ficava me dizendo que isso era besteira, ela tinha apenas 4 aninhos e já me dizia isso, sofremos muito com tudo isso e agora ter que passar tudo denovo!
    Vivo me preguntando quais as chances de cura definitiva?
    Não que eu não tenha fé em meu Deus, tenho sim. tenho uma família que me ama muito e que me da muita força.
    Obrigada por esse blog existir, para onde possamos desabafar e tirar duvidas.
    beijos e voltarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida leitora,
      Compreendo perfeitamente o seu desespero, a sua tristeza, mas procure pensar que graças ao bom Deus você ainda tem a oportunidade de um novo tratamento!
      Conheço pessoas que já recidivaram mais de uma vez, mas que estão bem agora! O câncer, hoje em dia, deixou de ser aquele assassino cruel, onde ao ser diagnosticado tínhamos uma sentença de morte! É como uma outra doença crônica que exige tratamento e monitoramento constantes, mas tais tratamentos é que nos mantém vivas!
      Temos um grupo de apoio para câncer no facebook e se quiser fazer parte será muito bem vinda! Procure-me no face como nanci bueno (de santo andré) que eu te adiciono ao grupo.
      Beijos e procure tranquilizar o seu coração! Tenha fé e agarre essa nova oportunidade!
      Nanci

      Excluir
  7. Olá Nanci, gostaria de saber quanto media o seu tumor no ovário, pois o da minha irmã está com 23 cm e a barriga dela parece de grávida de gêmeos com 9 meses.
    Grata,
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane,
      O tumor era pequeno, cerca de 3 cm, mas foi o suficiente para fazer um tremendo estrago! Minha barriga também cresceu, mas em decorrência da ascite (liquido no abdomen em decorrencia do tumor).
      Bjs.
      Nanci

      Excluir
    2. Boa noite Nancy,
      minha irmã é um milagre de Deus atestado pelos médicos, pois inicialmente passou por duas juntas médicas, em hospitais distintos (dentre eles o INCA) e não havia mais indicação cirúrgica, além disso foi prescrito 'quimioterapia paliativa'... Contudo, no dia 02/10, passou por uma cirurgia de emergência, o médico afirmou que certamente ia abrir e fechar a barriga dela sem tirar o tumor. Eu disse ao médico que ele ia se surpreender ao abrir e verificar que o tumor estava solto e os órgãos preservados. O milagre aconteceu: o tumor tinha quase 50 cm tomando os dois ovários (80% da barriga correspondia ao tumor, quase não tinha ascite) e foi retirado por completo sem complicações aparentes. Celeste não precisou ficar entubada, nem em coma induzido ou mesmo sedada... Está mais viva do que nunca, graças a Deus!
      Bjs
      Cris Brandão

      Excluir
    3. Cris,
      Realmente é um milagre de Deus! Que benção, fico muito feliz por vocês!
      Bjs.
      Nanci

      Excluir
  8. Eu vou operar nesta 2º feira .
    Um tumor no ovário esquerdo, ainda estou muito ansiosa,
    Eu estou perdendo um liquido ,este seria do ovário ?
    Estou procurando ser forte ,mas estou com medo.

    Assim que possível volto para contar com foi.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosangela, bom dia!
      É muito comum ficarmos ansiosas antes da cirurgia. Eu imagino que esse líquido possa ser ascite, em decorrência do tumor, mas não posso afirmar! Só quem tiver sangue de barata é que não sentirá medo de uma situação como essa...mas você está certa ao procurar ser forte, pois a nossa recuperação depende, e muito, de nosso estado de espírito, de nossa fé, de nossa crença que iremos superar essa doença! Confie em Deus, confie nos médicos e confie e você mesma, que o seu corpo irá reagir. Força, foco e fé são as palavras que tem me acompanhado durante essa minha jornada! Boa sorte querida, uma ótima cirurgia e que Deus a abençoe.
      Bjs.

      Nanci

      Excluir
  9. Nanci , como foi sua recuperaçao pois passei por uma cirurgia semelhante a dois meses e ainda esou com o intestino e estomago lentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitora,

      Isso costuma mesmo acontecer depois da cirurgia.
      Já faz 2 anos que operei e nunca mais o meu intestino foi o mesmo!
      Beijos e boa recuperação.

      Nanci

      Excluir
  10. oi tenho uma pergunta a fazer minha patroa fez uma histerectomia completa essa semana chegou nesta segunda do hospital, ela vomita muito e a cor é verde, isso é normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lú,
      Quando eu voltei do hospital também vomitava desse jeito!
      Mas vale a pena consultar um médico para ver se está tudo ok com ela.
      Bjs e fiquem com Deus.
      Nanci

      Excluir
  11. Oi Nanci,

    Tenho 33 anos e no dia 25/05 descobri que estava com um tumor maligno ao ouvir o diagnóstico meu mundo desabou recém separada com dois filhos pequenos e sem convênio... Meu Deus pensava eu pq eu ... O médico me disse assim tenho duas notícias para te dar uma boa e uma ruim a ruim é que vc está com um tumor maligno e a boa é que vc interna hj e opera na segunda olhei para minha mãe e ela era só lágrimas .... Gente que loucura é ouvir isto ... Fui para a cirurgia com tanto medo foram 5:30 hs de cirurgia tiraram meu útero, um ovário e trompa .... Além de todas a biópsias da região ... Fiquei internada 05 dias e a minha cirurgia foi feita pelo mesmo local da cesária .... Vim para casa só com a sonda pois para surpresa da equipe médica não tive nenhum sangramento, nem fissura e nenhuma infecção, sendo assim não precisei nem de dreno e nem transfusão de sangue ... Semana passada tirei os pontos e as biópsias ficaram prontas novamente veio o medo mas para minha alegria não precisarei fazer quimioterapia e nem radioterapia ... Estou em fase de recuperação ... Sei que este é só o começo mas venci uma parte desta batalha e temos que confiar em Deus e aprendermos a lidar que câncer é um diagnóstico e não sentença de morte ... Por isto força a todos e coragem ... Conheci o blog no hospital procurando sobre o assunto e me ajudou muito .... Obrigada !!! Bjos e fica com Deus !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia,
      Obrigada por compartilhar a sua estória!
      Graças a Deus que você conseguiu ser operada imediatamente e que não precisará de quimioterapia!
      Agora, vida nova minha querida!
      Beijos, boa recuperação e fique com Deus!
      Nanci

      Excluir
  12. Oi Nanci,

    Estava passeando pelo seu blog, porque também tive um CA de ovário e olha que conhecidência, temos o mesmo cirurgião! O Dr. Fallopa salvou a minha vida no ano passado lá no AC Camargo, pois foi o único que insistiu em fazer uma citoredução que acabou descobrindo que eu já tinha metástase. Adorei o blog. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda,
      Que sorte a nossa Deus ter colocado esse homem maravilhoso em nosso caminho!
      Esse homem me salvou a vida! Tenho muito orgulho em tê-lo como médico.
      Beijos e um ótimo 2015 para vc, com muita saúde.
      Nanci

      Excluir
  13. Oi Nanci
    Minha esposa fez 4 ciclos de quimio (neoadjuvante) por conta de um câncer de ovário diagnosticado em maio de 2014. Após este período passou por uma cirurgia histerectomia total ampliada e depois fez mais 4 ciclos de quimio. Passaram quase 5 meses e meio depois da última quimio (março de 2015) e vamos frequentemente ao oncologista com os exames solicitados. Levamos as tomografia (tórax e abdômen) e mesmo que elas mostrassem bom estado ficamos preocupados com o CA-125. O CA-125 dela deu 55,4. O médico pediu outro exame CA-125 para o início de setembro para ver se ficará estabilizado. Minha pergunta é se isso pode ser uma indicação de câncer reincidente, ou ainda é muito precoce chegar a esta conclusão? Obrigado e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariovaldo, boa noite...
      O tratamento de sua esposa foi semelhante ao meu...4 quimios neoadjuvante, cirurgia e mais 4 quimios.
      Difícil responder à sua pergunta, pois o CA sozinho, algumas vezes não indica a presença ou ausência de malignidade...O médico foi bem prudente ao solicitar novo marcador para setembro, pois um novo exame poderá indicar se o marcador se estabilizou ou não...
      De qualquer forma, estou torcendo para que ele se estabilize...Boa sorte para vocês e fiquem com Deus!

      Excluir
  14. Olá Nanci estou numa situação idêntica completamente assustada e com muito medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, bom dia:
      Que situação idêntica seria essa?
      Você já recebeu o diagnóstico ou apresenta os sintomas? Não ficou claro para mim.
      Se apresenta os sintomas, procure seu ginecologista imediatamente.
      Caso já tenha recebido o diagnóstico e esteja em tratamento, sugiro deixar o medo de lado e confiar. Confiar no tratamento, confiar nos médicos, confiar em você, na sua recuperação e em Deus...
      O medo só traz angústia e dor. A forma como agimos e pensamos influencia em nosso tratamento, portanto pense positivo. Pense com todas as suas forças que irá vencer.
      Beijos e boa sorte.

      Excluir
  15. Nanci coloque minha mãe nas suas orações. Hiolanda Campelo Corado Mota. Rua Celso Nogueira 970 Pacajus-ce. agradeço

    ResponderExcluir
  16. Minha esposa tambem, está se recuperando da retirada de Ovarios, trombas, Utero, nodulos no figado, e encontrado lesões no intestino ainda não foi retirado para a recuperação ser rapida e poder começar a quimioterapia. Tumor Ovariano Maligno em Metastase esse foi o diagnostico apos cirugia. Isane Grassman - Rua Heinrich Grassmann,60 - Blumenau SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro,

      A quimioterapia costuma reduzir bastante o tumor. O médico usou uma ótima estratégia, pois retirou o que estava com doença visível e o restante procurará reduzir com a quimioterapia. Comigo foi igual.
      Tenha fé que tudo dará certo!
      Boa sorte para vocês e fiquem com Deus.

      Excluir
  17. Ola, Faz muito tempo que não acompanho o blog, mas minha esposa fez sim CA 125 resultado 1.674,40 u/ml isso em 24/08/15, ultimo CA foi em 14/12/15 727,60 U/ml, agora está muito bem depois de cirugia, alem de cirugia espirita, Radiestesia e Quimioterapia... Mas a luta continua pois está longe do objetivo 0,00 u/ml, proxima semana mais um CA 125 anciedade, esperança....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E continua caindo 05/02 CA125 368.,70 U/ml e continuamos fazendo Radiestesia e Quimio.

      Excluir
    2. Caro leitor,
      Isso é sinal que o câncer está respondendo ao tratamento.
      O ca 125 dificilmente zera...até uma mulher com saúde normal apresenta ca 125 variável, pois até 35U está dentro da normalidade.

      Excluir
  18. Oi hoje eu tenho 33 anos,mas aos 18 anos fiz ooforectomia retirada dos ovários,na epoca eu não tinha ideia oque era,eu era casada e o medico falou com meu falecido marido,sofri muito por coisas que ouvi como eu não sabia oque realmente era contei pra alguns conhecidos,e ouvi as pessoas me dizendo vc nao serve pra nada,você é uma folha seca,sofri calada quando eu ia ao médico eles tmbm nao me diziam,meu marido morreu e levou com ele oque o medico havia falado,so descobri que tive cancer de ovários aos 28 anos,foi um baque descobrir assim pois se eu soubesse antes poderia ter me cuidado melho,nunca tive nenhum tipo de problemas por falta de menstruaçao,ate hoje não consegui contar pra ninguém que tive cancer e que agora descobri que tenho que fazer muitos exames pra fazer reposição hormonal,aa vezes sinto falta de ter alguém pra conversar pois não tenho mãe e tenho medo,vergonha de falar com alguma de minhas amigas ou ate mesmo de falar com meu namorado,pois tenho medo de ouvir as mesmas palavras que ouvi la atrás,pois as pessoas nem sabia que era um cancer que eu tinha vencido eu só havia dito que eu nao poderia ter filhos e fui apedrejada com palavras,hoje eu descobri que posso falar com quem passou por isso e que me entende,peço a Deus que arranque toda as mágoas que ficaram em meu coração e que ele me de força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,
      Jamais poderemos ter vergonha de termos tido um câncer.
      Graças a Deus vc já o venceu.
      Ser mãe não significa parir um filho. Ser mãe é criar e dar amor a uma criança...
      Arranque essa mágoa de você...VIVA essa segunda vida que Deus lhe deu.

      Excluir
  19. Oi hoje eu tenho 33 anos,mas aos 18 anos fiz ooforectomia retirada dos ovários,na epoca eu não tinha ideia oque era,eu era casada e o medico falou com meu falecido marido,sofri muito por coisas que ouvi como eu não sabia oque realmente era contei pra alguns conhecidos,e ouvi as pessoas me dizendo vc nao serve pra nada,você é uma folha seca,sofri calada quando eu ia ao médico eles tmbm nao me diziam,meu marido morreu e levou com ele oque o medico havia falado,so descobri que tive cancer de ovários aos 28 anos,foi um baque descobrir assim pois se eu soubesse antes poderia ter me cuidado melho,nunca tive nenhum tipo de problemas por falta de menstruaçao,ate hoje não consegui contar pra ninguém que tive cancer e que agora descobri que tenho que fazer muitos exames pra fazer reposição hormonal,aa vezes sinto falta de ter alguém pra conversar pois não tenho mãe e tenho medo,vergonha de falar com alguma de minhas amigas ou ate mesmo de falar com meu namorado,pois tenho medo de ouvir as mesmas palavras que ouvi la atrás,pois as pessoas nem sabia que era um cancer que eu tinha vencido eu só havia dito que eu nao poderia ter filhos e fui apedrejada com palavras,hoje eu descobri que posso falar com quem passou por isso e que me entende,peço a Deus que arranque toda as mágoas que ficaram em meu coração e que ele me de força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus vc venceu essa doença! Como o câncer continua sendo um estigma, só queriam te poupar!
      Erga a cabeça e diga com orgulho EU VENCI UM CÂNCER
      esse mérito e para poucos,...eu mesma estou na segunda recidiva, em tratamento...

      Excluir
  20. Bom dia!!
    Estou vivendo um grande dilema e por isso mesmo procurei sites sobre o tema. Minha irmã teve câncer de mama aos 34 anos e faleceu com 40 anos, minha mãe teve câncer de cólon e venceu a doença, porém faleceu mais tarde de outro câncer que não tinha relação com o anterior. Quando soube do caso da Angelina Jolie e resolvi fazer o exame genético de BRCA1 E BRCA2,deu mutação no BRCA2 que indica que tenho chances de ter câncer de mama, ovários e cólon, o último muito raramente. Tenho 43 anos, 2 filhos pequenos e um casamento estável. Não tenho câncer, mas estou amadurecendo a hipótese de retirada das mamas e ovários preventivamente. Queria saber quais os sintomas da ausência dos ovários e, principalmente, o que pensa a respeito. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,
      Desculpe a demora em responder! Estou em tratamento em razão de uma recidiva...a segunda recidiva!
      Acho que isso já responde sua pergunta não é? Por piores que sejam os sintomas de ficar sem os ovários, fogachos, insônia, alterações de humor, ganho de peso, queda de cabelo...e esteticamente sem as mamas naturais...ainda assim creio que a cirurgia profilática seja a melhor decisão para quem tem brca2, como eu tenho! É muito difícil viver com o cancer recidivando frequentemente!
      Boa sorte!

      Excluir
  21. Oi Nanci, só agora descobri seu blog e achei muito bom. Sabe , em 2015 descobri que estava com câncer de ovário . Fiz a cirurgia no dia 5 de maio, onde retirei o ovário, as trompas e o útero. Logo após recuperação, fiz 6 sessões de quimioterapia, uma por mês, terminando em novembro o tratamento. Estou em controle e faço a cada três meses; exames de sangue CA 125, raio X do torax e ultrasom abdominal. Estou desesperada pois fiz o CA 125 e ele deu alto 53,6 u/ml, isso não tinha acontecido durante todo o tratamento, estou desorientada, sem dormir e a minha consulta e só na quarta-feira. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida leitora,
      O ca 125 sozinho não indica presença ou ausência de malignidade. O médico deverá analisar as imagens e, caso não apareça nada nas mesmas, irá investigar de uma outra forma, talvez um pet scan. Procure manter a calma acima de tudo!
      Passe por aqui depois para me dizer como foi a consulta. Possuímos um grupo de auto ajuda no Facebook Somos mais que Vencedoras cancer de Ovário. Procure-nos por lá, pois Juntas somos mais fortes.
      Beijos e boa sorte.
      Nsn

      Excluir
  22. Querida leitora,
    O ca 125 sozinho não indica presença ou ausência de malignidade. O médico deverá analisar as imagens e, caso não apareça nada nas mesmas, irá investigar de uma outra forma, talvez um pet scan. Procure manter a calma acima de tudo!
    Passe por aqui depois para me dizer como foi a consulta. Possuímos um grupo de auto ajuda no Facebook Somos mais que Vencedoras cancer de Ovário. Procure-nos por lá, pois Juntas somos mais fortes.
    Beijos e boa sorte.
    Nsn

    ResponderExcluir
  23. Oi Nanci, tudo bom? Estou muito preocupado. Minha mãe tem 61 anos e há alguns meses ela vinha sentido dores na barriga e costas e percebeu que houve um leve inchaço na barriga. Daí ela fez vários exames e eles n diziam muita coisa. Sendo que o último deles deu uma calcificação no útero esquerdo. Nossa, eu to desesperado por essa situação e to muito preocupado. Sera que só com esse diagnóstico da pra dizer @lguma coisa? Obg pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder...em tratamento não dá ânimo para nada!
      Como está sua mãe, recebeu um diagnóstico?
      Abraços

      Excluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...